Internacional

Chineses visitam Comissão de Agricultura e reforçam cooperação com Brasil

30 maio 2019, 16:05 - atualizado em 30 maio 2019, 16:05
Vice-presidente da Comissão de Agricultura chinesa, Ma Zhongping, avaliou como positiva a cooperação entre Brasil e China (Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados recebeu nesta quinta-feira (30) a visita de uma delegação de seis integrantes do parlamento chinês, entre eles quatro representantes da comissão de agricultura daquele país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na reunião que recepcionou a delegação, o vice-presidente da Comissão de Agricultura chinesa, Ma Zhongping, explicou que o objetivo da visita é acompanhar os trabalhos dos parlamentares brasileiros e trocar experiências. Ele avaliou positivamente a posição do governo brasileiro, que, segundo ele, mantém a cooperação tradicional entre os dois países.

“A China está importando do Brasil anualmente 60 milhões de toneladas de soja, representando 80% da importação total da China”, disse.

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) é integrante da Frente Parlamentar da Agricultura e fez parte da comitiva oficial brasileira que visitou a China há poucos dias com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Ela diz que, devido à peste suína que atingiu a China, o Brasil aumentou no mês passado as exportações de suínos para aquele país em 44%, comparado ao mesmo período em 2018. A deputada enxerga um bom momento para o Brasil ampliar as vendas externas não apenas de carne suína, mas também de aves e carne bovina.

“Avançamos muitos nas negociações, principalmente na questão da carne. Eles perderam mais de 40% da produção, e vai demorar de 3 a 5 anos para se estabilizarem”, observou a deputada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lista de frigoríficos

A deputada lembrou que o Ministério da Agricultura encaminhou ao governo chinês uma lista com 30 frigoríficos brasileiros indicados a exportar para a China. Os suinocultores chineses tiveram que matar mais de 1 milhão de porcos por causa do surto de peste suína africana, que surgiu em agosto do ano passado. A China é o maior produtor de carne suína do mundo: são cerca de 54 milhões de toneladas por ano.

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Fausto Pinato (PP-SP), afirmou que o diálogo entre os dois parlamentos ajuda a regionalizar a relação com a China, com incremento nos negócios.

“Os deputados em seus estados poderão ter um contato direto com eles (os chineses). Tendo essa relação direta, tentando buscar recursos e investimentos, (a negociação) se torna mais democrática e mais efetiva, tendo em vista que você acaba pegando a casa de leis e se aproximando, tirando só a institucionalidade do Poder Executivo”, disse Pinato.

Segundo Pinato, no segundo semestre, uma delegação da Comissão de Agricultura deve retribuir a cortesia e visitar a China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar