AgroTimes

Choque de preços de alimentos e combustíveis devido à guerra deve durar ao menos 3 anos, diz Banco Mundial

26 abr 2022, 10:58 - atualizado em 26 abr 2022, 10:58
Alimentos
Ele está sendo agravado, disse, por restrições no comércio de alimentos, combustíveis e fertilizantes que estão exacerbando as já elevadas pressões inflacionárias em todo o mundo (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Os choques dos preços globais de alimentos e combustíveis ligados à guerra entre Rússia e Ucrânia devem durar pelo menos até o final de 2024 e levantam o risco de estagflação, disse o Banco Mundial em relatório Perspectiva do Mercado de Commodities.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua primeira análise abrangente do impacto da guerra sobre os mercados de commodities, o banco disse que o mundo enfrenta o maior choque de preços de commodities desde os anos 1970.

Ele está sendo agravado, disse, por restrições no comércio de alimentos, combustíveis e fertilizantes que estão exacerbando as já elevadas pressões inflacionárias em todo o mundo.

“Os formuladores de políticas monetárias deveriam aproveitar todas as oportunidades para aumentar o crescimento econômico e evitar ações que tragam danos à economia global”, disse Indermit Gill, vice-presidente do Banco Mundial para Crescimento Equitativo, Finanças e Instituições.

A Rússia é o maior exportador mundial de gás natural e fertilizantes, e o segundo maior exportador de petróleo. Junto com a Ucrânia, é responsável por quase um terço das exportações globais de trigo, 19% das exportações de milho e 80% das exportações de óleo de girassol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção e exportação destas e outras commodities têm sido afetadas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

Como resultado, o Banco Mundial espera que os preços da energia aumentem mais de 50% em 2022 antes de desacelerarem em 2023 e 2024, enquanto que os preços excluindo energia mas incluindo agricultura e metais devem avançar quase 20% em 2022.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar