Cidade mais silenciosa do Brasil fica no interior de São Paulo — e tem esse título por simplesmente cumprir a lei
O sonho de muitos brasileiros pode ser se mudar para a capital em busca de novas oportunidades e de uma vida agitada, mas nem todo mundo compartilha essa opinião.
Segundo o Censo do IBGE de 2022, o estado de São Paulo registrou mais saídas que entradas pela primeira vez, desde o início do registro dos dados.
Esse movimento pode ser relacionado à busca por uma qualidade de vida melhor e de um cotidiano mais calmo.
Mas, provavelmente, essas pessoas que migraram para outro estado não conheciam a cidade mais silenciosa do Brasil: Patrocínio Paulista.
Situado a mais de 360 quilômetros da capital paulista, o município tem pouco mais de 14 mil habitantes e ostenta o título graças a uma medida relativamente simples: fazer cumprir a lei.
Patrocínio Paulista conta com rigorosa fiscalização sobre a “Lei do Silêncio”, que estipula um limite de 55 decibéis em áreas residenciais entre 7h e 20h.
Fiscalização de olhos abertos e ouvidos atentos
Os patrocinenses, naturais da cidade, precisam maneirar com os barulhos em festas, churrascos e, até mesmo, dentro do carro.
A prefeitura local explica que a forte fiscalização é decorrente de uma briga por conta do alto volume. Por isso, o Ministério Público teria indicado que a prefeitura fosse mais rigorosa no quesito, evitando futuras confusões.
As consequências para quem extrapola o limite inicia com a abordagem por policiais militares ou agentes da prefeitura solicitando a diminuição do barulho.
No caso de quem insiste em continuar desrespeitando a orientação, carros podem ser guinchados e estabelecimentos interditados, e eventualmente, até mesmo multados.
Deste modo, Patrocínio Paulista figura como uma ótima alternativa para quem busca uma vida, além de pacata, mais silenciosa.