Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Cientistas políticos divulgam manifesto contra o “distritão”; veja

21/08/2017 - 19:21

Eleições

A Associação Brasileira de Cientistas Políticos (ABCP) divulgou na tarde desta segunda-feira (21) um manifesto contrário ao modelo eleitoral conhecido como “distritão” e que pode entrar em vigor já no pleito de 2018. Segundo a entidade, o sistema é um “retrocesso institucional” que joga fora “milhões de votos”.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

A proposta de reforma política (PEC 77/03) é o destaque da pauta do Plenário da Câmara a partir de terça-feira (22). Além do fundo para o financiamento público das eleições, outro ponto polêmico da proposta são as mudanças na regra de eleição de deputados e vereadores, o “distritão”.

Atualmente eleitos pelo sistema proporcional, em que a definição dos representantes depende da votação obtida pelos candidatos e pelas legendas, esses políticos seriam eleitos pelo sistema majoritário em 2018 e em 2022; e, nas eleições seguintes, apenas os deputados contariam com o sistema distrital misto.

“Mesmo com as novas regras que regulamentam o financiamento de campanhas, há indícios de que o distritão acarretará o aumento dos custos das campanhas eleitorais, pois, sem incentivo algum para a cooperação dentro dos partidos, os candidatos necessitarão de maior exposição individual. Ademais, facilitará o renascimento de oligarquias regionais e contribuirá para a diminuição da qualidade da representação política, ao proporcionar maiores condições de vitória a concorrentes sem experiência parlamentar“, diz o manifesto da ABCP.

(Com Agência Câmara)

Veja a íntegra do documento:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por - 05/11/2017 - 13:57

Cotações Crypto
Pela Web