AgroTimes

Citros: rentabilidade em 21/22 deve continuar limitada, apesar de preços elevados

30 dez 2021, 14:03 - atualizado em 30 dez 2021, 14:33
Suco de Laranja
Além disso, as laranjas vêm apresentando baixo calibre, o que pode representar uma produção ainda menor na temporada de 2021/22 (Imagem: PixabayJESHOOTS-com)

Apesar da alta nos preços para laranja nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, a rentabilidade dos produtores deve seguir limitada, já que a queda na produtividade elevou ainda mais os custos unitários de produção, afirma o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo a entidade, a alta demanda pela indústria paulista também manteve os preços em alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um levantamento do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), realizado neste mês, indica que a produção no cinturão citrícola deve cair 1,7% ante 2020/21, totalizando 264,14 milhões de caixas de 40,8 kg.

Além disso, as laranjas vêm apresentando baixo calibre, o que pode representar uma produção ainda menor na temporada de 2021/22.

Com a queda na oferta, as processadoras de suco aumentaram os valores ante a última temporada. A média dos preços no spot do levantamento parcial da safra, feito entre julho e 28 de dezembro, foi de R$ 27,50 por caixa de 40,8 quilos para as laranjas postas na fábrica – alta de 22,5% ante o mesmo período de 2020.

O Cepea ressalta, entretanto, que a maioria da produção do segmento já foi negociada via contratos em 2021/22, reduzindo a participação do spot.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar