Citrosuco anuncia fundo de pensão do Canadá PSP como novo acionista
A Citrosuco, uma das maiores exportadoras de suco de laranja do mundo, anunciou nesta quinta-feira (4) que o Public Sector Pension Investment Board (PSP Investments), um fundo de pensão do Canadá, passará a integrar seu grupo acionário.
Segundo a empresa, o movimento abre caminho para “uma parceria estratégica de longo prazo”.
O Brasil, maior exportador de suco de laranja, domina o mercado com a atuação de poucas empresas exportadoras, entre elas a Citrosuco. As outras mais importantes incluem Cutrale e Louis Dreyfus.
- Quer investir no setor? O Agro Times montou um guia com tudo que você deve saber antes de investir no agronegócio
O novo sócio da Citrosuco foi anunciado em momento em que a empresa conduz “um dos maiores programas de expansão de pomares de sua história”, com foco em regiões adjacentes ao cinturão citrícola de São Paulo.
Essa iniciativa busca aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da fruta, além de ampliar a participação da fruta própria no suprimento industrial, destacou em comunicado.
“Essa expansão também faz parte de uma visão mais ampla de resiliência de longo prazo”, disse o CEO da Citrosuco, Mario Bertoncini.
O setor tem buscado expandir para outras regiões, mais distantes de áreas tradicionais de São Paulo, onde há desafios com a doença greening, que não tem cura e reduz a produtividade dos pomares.
A Citrosuco disse ainda que a área de Recursos Naturais do PSP tem ampla experiência e performance comprovada em investimentos globais em agricultura e florestas, incluindo culturas perenes.
A empresa não divulgou os valores envolvidos ou a fatia do novo sócio, dizendo apenas que a estrutura acionária da Citrosuco, que já tinha o Grupo Fischer e a Votorantim, passou a incluir a PSP Investments.
Questionada, a empresa afirmou apenas que a Citrosuco passa a ter três acionistas.