Bancos

Clientes do Itaú, Nubank, Bradesco e Santander relatam instabilidade no pagamento de boletos; bancos se posicionam

06 out 2025, 17:01 - atualizado em 06 out 2025, 17:01
Serviço indisponível - Nubank
Clientes de Itaú, Nubank, Bradesco e Santander enfrentaram falhas nos aplicativos para pagamento de boletos no quinto dia útil do mês. Serviço indisponível - Nubank

Nesta segunda-feira (6), usuários de diversos bancos, incluindo Itaú, Nubank, Bradesco e Santander, relataram dificuldades para pagar boletos por meio dos aplicativos das instituições. 

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Segundo o site Downdetector, que monitora falhas em plataformas digitais, o Nubank registrava 152 reclamações por volta das 11h, seguido pelo Bradesco, com 92, e o Santander, com 33. Às 16h, o Itaú contabilizava 1.475 notificações de instabilidade.

A data coincide com o quinto dia útil do mês, período em que a maioria das empresas realiza o depósito dos salários aos funcionários. É comum que muitos trabalhadores aproveitem esse momento para quitar boletos e outras contas, já que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina o pagamento até o quinto dia útil, incluindo sábados na contagem.

O que disseram os bancos

Nas redes sociais, usuários expressaram frustração por não conseguirem concluir pagamentos nos aplicativos. O Itaú informou, em resposta aos clientes, que a indisponibilidade foi causada por uma falha geral na NUCLEA, sistema que afeta todas as instituições financeiras.

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O Banco do Brasil, por sua vez, informou em nota que suas operações em todos os canais funcionaram normalmente durante o dia.

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Já o Nubank inicialmente afirmou não ter identificado problemas internos na sua plataforma de pagamentos. Posteriormente, reconheceu as dificuldades relatadas e esclareceu que o problema seria externo ao seu sistema, estando em busca de soluções para normalizar o serviço.

Vários usuários compartilharam suas reclamações nas redes sociais, evidenciando a insatisfação com a instabilidade que impactou pagamentos cruciais para o dia a dia financeiro.

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Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
otavio.rodrigues@seudinheiro.com
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