Bancos

Clientes mais velhos aderem ao banco digital nos EUA

01 jun 2020, 18:16 - atualizado em 01 jun 2020, 18:16
“Talvez tenhamos aberto os olhos de algumas pessoas para o futuro”, disse o CEO do Bank of America (Imagem: Pixabay)

Foi preciso uma pandemia para fazer com que muitos baby boomers adotassem o banco on-line. A mudança não passou despercebida pelas instituições financeiras.

Nos últimos dois meses, americanos acessaram sites e aplicativos para administrar as finanças, já que o coronavírus limitou o acesso às agências, segundo executivos do setor.

No JPMorgan Chase, os clientes on-line existentes estão usando as ofertas com mais frequência, enquanto o Bank of America descobriu que clientes mais velhos têm buscado os serviços digitais.

“Talvez tenhamos aberto os olhos de algumas pessoas para o futuro”, disse o CEO do Bank of America, Brian Moynihan, a investidores em conferência na semana passada.

O coronavírus deu impulso ao banco digital, o que implica menos papel, maior uso de serviços eletrônicos e menos reuniões presenciais. A tecnologia tem sido vista pelos bancos tanto como ferramenta de ataque quanto de defesa.

Os serviços on-line têm potencial de atrair clientes, ajudar a reduzir o número de agências custosas e a força de trabalho, além de dificultar a perda de clientes para novos concorrentes com o fascínio de uma melhor tecnologia.

Em abril, 23% das novas conexões a produtos on-line e móveis do Bank of America eram de idosos e boomers, disse Moynihan. Eles também foram responsáveis por cerca de 20% dos clientes que depositaram cheques usando celulares pela primeira vez.

Nos negócios que atendem às pessoas de alta renda, o uso da tecnologia aumentou nas últimas seis semanas para níveis que o banco esperava apenas em seis anos, segundo Andy Sieg, presidente da Merrill Lynch Wealth Management.

Uma em cada quatro pessoas pesquisadas pelo Boston Consulting Group disse que planeja deixar de ir ou usar menos as agências quando a crise terminar, de acordo com pesquisa global realizada de 13 a 27 de abril. A pandemia levou 12% das pessoas pesquisadas a se registrarem no banco on-line ou via celular.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.