Política

CMA vai avaliar política de combate a desmatamento e queimadas

02 jun 2021, 19:28 - atualizado em 02 jun 2021, 19:28
Queimadas
Essa avaliação, pela sugestão dos senadores, seria focada nas ações de combate ao desmatamentos e às queimadas biomas Cerrado (Imagem: Pixabay)

O combate ao desmatamento e a prevenção e controle dos incêndios florestais serão avaliados em 2021 pela Comissão de Meio Ambiente (CMA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A escolha dessa política pública para análise foi feita nesta quarta-feira (2) em reunião remota da comissão.

O tema foi sugerido por todos os senadores que apresentaram requerimentos com sugestão de política pública para análise da comissão.

Os senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Fabiano Contarato (Rede-ES) sugeriram a avaliação da Política Nacional de Mudanças do Clima, e a implementação das metas assumidas pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris, tratado internacional da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

Essa avaliação, pela sugestão dos senadores, seria focada nas ações de combate ao desmatamentos e às queimadas biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal, no exercício de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os senadores Jaques Wagner (PT-BA), presidente da comissão, e Jayme Campos (DEM-MT) também sugeriram uma avaliação da atuação do governo nas políticas de combate ao desmatamento e de prevenção e controle dos incêndios florestais.

Ambos citaram o crescimento no índice de desmatamento e o aumento no número de focos de queimadas na vegetação nativa dos diferentes biomas do país.

Como todos os requerimentos sugerem a avaliação das ações do governo em uma mesma área, o presidente da comissão decidiu que o conteúdo sugerido pelos senadores será agrupado para a avaliação da política.

Avaliação

A Resolução 44, de 2013, que prevê a avaliação das políticas publicas pelas comissões permanentes do Senado é de 2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A intenção foi de aperfeiçoar o debate político e fortalecer o papel fiscalizador da Casa.

De acordo com a resolução, cada comissão permanente do Senado deve eleger, todos os anos, uma política pública para avaliação. Ao final da sessão legislativa, a comissão apresentará relatório com as conclusões da avaliação realizada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar