Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

CNA: liberar garimpo em terra indígena “é desnecessário” e vai respingar também na imagem do agro

05/08/2019 - 16:30
Meio ambiente
Imagem do agronegócio está sendo arranhada no mundo (Imagem: Dado Galdieri/Bloomberg)

O Brasil está perdendo a guerra de informação mundial contra a opinião pública, entidades, imprensa e governos que criticam o agronegócio brasileiro e a falta de compromisso com a sustentabilidade que o setor teria, mas há correntes no governo e na sociedade que criam “desvios de narrativas, que respingam no setor, e mais atrapalham que ajudam”, afirmou Roberto Brant, presidente do Instituo CNA, da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária.

Ele se referia, em evento da Associação Brasileira do Agronegócio, diretamente aos estudos defendidos pelo presidente  Jair Bolsonaro de liberação do garimpo em terra indígenas.

Na sua visão, é hora de haver uma defesa “ferrenha contra possível desmatamento da Amazônia e não dar munição para os críticos”, disse ele, acentuando que naquele bioma já há moratória de abertura de áreas produtivas e agora “podem querer discutir mais fortemente a moratória do Cerrado”.

Além do desmatamento, se discute muito internacionalmente a liberação acelerada de registros de agrotóxicos pelo governo, liberando novas moléculas que já não estariam em uso em outros mercados produtores.

Para Brant, a força formadora de opinião da Europa, onde hoje se concentra a maior parte dos críticos, inclusive com campanhas ensaiadas de boicote a produtos nacionais, não deve ser desprezada.

“Mesmo na Ásia, demandando muitos nosso produtos, a opinião pública é suscetível aos apelos da Europa”, complementa o presidente do instituto da CNA dedicado ao estudos e projetos estruturantes para o agronegócio.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Gustavo Kahil - 05/08/2019 - 18:38