CNH Gratuita: entenda como a nova lei facilita a carteira de habilitação sem custos

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil ainda é um sonho distante para muita gente, principalmente pelo alto custo envolvido em todo o processo. Mas essa realidade começa a mudar com a nova lei que permite a obtenção da CNH gratuita para pessoas de baixa renda.
Aprovada recentemente e sancionada pelo presidente Lula no dia 12, a medida foi incluída no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e prevê que os custos da CNH Social serão financiados com recursos provenientes de multas de trânsito. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à carteira de habilitação e gerar mais oportunidades para quem depende dela para se locomover ou trabalhar.
Quem tem direito à CNH Social?
O benefício é exclusivo para brasileiros com 18 anos ou mais que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuam renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, atualmente R$ 706,00 por integrante da família.
LEIA TAMBÉM: Simule agora e descubra sua carteira ideal de investimentos: o simulador gratuito do Money Times faz tudo pra você de graça
O que cobre a CNH Social?
A CNH Social financia todas as etapas necessárias para a obtenção da habilitação nas categorias A (moto) e B (carro). Dependendo da legislação estadual, a gratuidade pode se estender para as categorias C, D e E. O programa cobre:
- Exames médicos e psicológicos;
- Aulas teóricas e práticas;
- Taxas de prova, incluindo uma segunda tentativa em caso de reprovação;
- Emissão do documento da CNH.
A carteira obtida pela CNH Social tem validade idêntica à CNH convencional e pode ser utilizada normalmente, inclusive para fins profissionais, desde que cumpridos todos os requisitos legais exigidos para cada atividade.