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CNH sem autoescola: quanto vai custar para tirar a habilitação

02 dez 2025, 11:24 - atualizado em 02 dez 2025, 11:24
CNH sem autoescola - Divulgação
Com a CNH sem autoescola, o custo para tirar a habilitação pode cair até 80% em todo o país — em estados como Rio Grande do Sul e São Paulo, a economia pode chegar a milhares de reais. Imagem: CNH - Divulgação

Nesta segunda-feira (1º) foi aprovada a resolução da CNH sem autoescola. A norma — que visa reduzir o alto custo para tirar a habilitação — deve passar a valer ainda nesta semana, após ser publicada no Diário Oficial da União e com anúncio do presidente Lula em evento. Mas afinal, quanto essa redução vai representar no bolso dos brasileiros?

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Hoje, mais de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação nas ruas do país, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os altos valores cobrados para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão entre os principais motivos. Com a nova lei, o Ministério dos Transportes estima uma queda de até 80% nos gastos para obter o documento.

Quanto custa para tirar a CNH hoje

Em alguns estados, o custo atual pode comprometer até 30% da renda familiar. No topo da lista está o Rio Grande do Sul, onde o valor médio para tirar as categorias A e B (moto e carro) chega a R$ 4.951,35, segundo a Senatran.

Na outra ponta, o estado mais barato é a Paraíba, onde o custo médio é de R$ 1.950,40.

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Os 5 estados com a CNH mais cara do Brasil:

  • Rio Grande do Sul (RS): R$ 4.951,35
  • Mato Grosso do Sul (MS): R$ 4.477,95
  • Bahia (BA): R$ 4.120,75
  • Minas Gerais (MG): R$ 3.968,15
  • Santa Catarina (SC): R$ 3.906,90

Quanto vai custar a CNH sem autoescola

Como dito anteriormente, de acordo com o Ministério dos Transportes, a meta é reduzir em cerca de 80% o custo para quem deseja obter a habilitação.

Se aplicada essa redução, no Rio Grande do Sul o valor médio cairia de R$ 4.951,35 para cerca de R$ 990, gerando uma economia de R$ 3.961.

Em São Paulo, por exemplo, onde o custo atual é de R$ 1.983, o preço cairia para cerca de R$ 396, o que representa uma diferença de R$ 1.587.

Veja quanto deve custar a CNH sem autoescola em cada estado:

Estado Custo Atual (R$) Custo Após Redução (R$) Diferença (R$)
Acre (AC) R$ 3.906,60 R$ 781,32 R$ 3.125,28
Alagoas (AL) R$ 2.069,14 R$ 413,83 R$ 1.655,31
Amazonas (AM) R$ 3.418,95 R$ 683,79 R$ 2.735,16
Amapá (AP) R$ 3.780,47 R$ 756,09 R$ 3.024,38
Bahia (BA) R$ 4.120,75 R$ 824,15 R$ 3.296,60
Ceará (CE) R$ 3.020,97 R$ 604,19 R$ 2.416,78
Distrito Federal (DF) R$ 3.005,67 R$ 601,13 R$ 2.404,54
Espírito Santo (ES) R$ 2.338,76 R$ 467,75 R$ 1.871,01
Goiás (GO) R$ 2.600,39 R$ 520,08 R$ 2.080,31
Maranhão (MA) R$ 2.858,01 R$ 571,60 R$ 2.286,41
Minas Gerais (MG) R$ 3.968,15 R$ 793,63 R$ 3.174,52
Mato Grosso do Sul (MS) R$ 4.477,95 R$ 895,59 R$ 3.582,36
Mato Grosso (MT) R$ 2.964,04 R$ 592,81 R$ 2.371,23
Pará (PA) R$ 2.802,45 R$ 560,49 R$ 2.241,96
Paraíba (PB) R$ 1.950,40 R$ 390,08 R$ 1.560,32
Pernambuco (PE) R$ 3.416,44 R$ 683,29 R$ 2.733,15
Piauí (PI) R$ 2.401,00 R$ 480,20 R$ 1.920,80
Paraná (PR) R$ 3.670,83 R$ 734,17 R$ 2.936,66
Rio de Janeiro (RJ) R$ 2.567,82 R$ 513,56 R$ 2.054,26
Rio Grande do Norte (RN) R$ 2.806,00 R$ 561,20 R$ 2.244,80
Rondônia (RO) R$ 2.355,22 R$ 471,04 R$ 1.884,18
Roraima (RR) R$ 3.828,40 R$ 765,68 R$ 3.062,72
Rio Grande do Sul (RS) R$ 4.951,35 R$ 990,27 R$ 3.961,08
Santa Catarina (SC) R$ 3.906,90 R$ 781,38 R$ 3.125,52
Sergipe (SE) R$ 3.049,97 R$ 609,99 R$ 2.439,98
São Paulo (SP) R$ 1.983,90 R$ 396,78 R$ 1.587,12
Tocantins (TO) R$ 2.985,33 R$ 597,07 R$ 2.388,26

O valor apresentado é apenas uma estimativa baseada na projeção do Ministério dos Transportes.

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A proposta permite que instrutores autônomos ofereçam o serviço de formação de condutores, sem a necessidade de vínculo com autoescolas, ou seja, o preço deve variar de acordo com o profissional.

As principais mudanças com a aprovação do projeto

Confira a seguir as principais mudanças com a aprovação da norma:

  • Fim da obrigatoriedade de frequentar uma autoescola para tirar a CNH — o candidato poderá optar por instrutor autônomo credenciado ou autoescola tradicional.
  • Redução drástica da carga horária mínima de aulas práticas: de 20 horas para apenas 2 horas obrigatórias antes do exame final.
  • Possibilidade de usar o próprio veículo do candidato nas aulas práticas e na prova de direção — desde que o carro atenda às normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
  • Curso teórico passa a ter flexibilidade no formato: poderá ser feito de forma presencial, remota ou digital, gratuitamente, sem carga horária pré-determinada.
  • Criação da figura do instrutor autônomo credenciado pelos Detrans, que pode atuar independentemente de autoescolas tradicionais.
  • Fim do prazo máximo de 12 meses para completar todo o processo da habilitação — com a nova regra, não há limite de tempo fixado (salvo exceções previstas).

Confira todas as alterações aprovadas: Contran aprova projeto e reduz em 90% carga horária das aulas práticas

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Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
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