CNH sem autoescola: veja quanto vai custar para tirar a habilitação com a nova proposta

A medida que prevê o fim da obrigatoriedade das autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem como principal objetivo reduzir o custo para quem deseja se tornar um motorista habilitado. Mas afinal, quanto essa redução vai representar no bolso dos brasileiros?
Hoje, mais de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação nas ruas do país, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os altos valores cobrados para tirar a CNH estão entre os principais motivos. Com a nova lei, o Ministério dos Transportes estima uma queda de até 80% nos gastos para obter o documento.
Quanto custa para tirar a CNH hoje
Em alguns estados, o custo atual pode comprometer até 30% da renda familiar. No topo da lista está o Rio Grande do Sul, onde o valor médio para tirar as categorias A e B (moto e carro) chega a R$ 4.951,35, segundo a Senatran.
Na outra ponta, o estado mais barato é a Paraíba, onde o custo médio é de R$ 1.950,40.
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Os 5 estados com a CNH mais cara do Brasil:
- Rio Grande do Sul (RS): R$ 4.951,35
- Mato Grosso do Sul (MS): R$ 4.477,95
- Bahia (BA): R$ 4.120,75
- Minas Gerais (MG): R$ 3.968,15
- Santa Catarina (SC): R$ 3.906,90
Quanto vai custar a CNH sem autoescola
Como dito anteriormente, de acordo com o Ministério dos Transportes, a meta é reduzir em cerca de 80% o custo para quem deseja obter a habilitação.
Se aplicada essa redução, no Rio Grande do Sul o valor médio cairia de R$ 4.951,35 para cerca de R$ 990, gerando uma economia de R$ 3.961.
Em São Paulo, por exemplo, onde o custo atual é de R$ 1.983, o preço cairia para cerca de R$ 396, o que representa uma diferença de R$ 1.587.
- Veja o passo a passo de como obter a CNH sem autoescola.
Veja quanto deve custar a CNH sem autoescola em cada estado:
Estado | Custo Atual (R$) | Custo Após Redução (R$) | Diferença (R$) |
Acre (AC) | R$ 3.906,60 | R$ 781,32 | R$ 3.125,28 |
Alagoas (AL) | R$ 2.069,14 | R$ 413,83 | R$ 1.655,31 |
Amazonas (AM) | R$ 3.418,95 | R$ 683,79 | R$ 2.735,16 |
Amapá (AP) | R$ 3.780,47 | R$ 756,09 | R$ 3.024,38 |
Bahia (BA) | R$ 4.120,75 | R$ 824,15 | R$ 3.296,60 |
Ceará (CE) | R$ 3.020,97 | R$ 604,19 | R$ 2.416,78 |
Distrito Federal (DF) | R$ 3.005,67 | R$ 601,13 | R$ 2.404,54 |
Espírito Santo (ES) | R$ 2.338,76 | R$ 467,75 | R$ 1.871,01 |
Goiás (GO) | R$ 2.600,39 | R$ 520,08 | R$ 2.080,31 |
Maranhão (MA) | R$ 2.858,01 | R$ 571,60 | R$ 2.286,41 |
Minas Gerais (MG) | R$ 3.968,15 | R$ 793,63 | R$ 3.174,52 |
Mato Grosso do Sul (MS) | R$ 4.477,95 | R$ 895,59 | R$ 3.582,36 |
Mato Grosso (MT) | R$ 2.964,04 | R$ 592,81 | R$ 2.371,23 |
Pará (PA) | R$ 2.802,45 | R$ 560,49 | R$ 2.241,96 |
Paraíba (PB) | R$ 1.950,40 | R$ 390,08 | R$ 1.560,32 |
Pernambuco (PE) | R$ 3.416,44 | R$ 683,29 | R$ 2.733,15 |
Piauí (PI) | R$ 2.401,00 | R$ 480,20 | R$ 1.920,80 |
Paraná (PR) | R$ 3.670,83 | R$ 734,17 | R$ 2.936,66 |
Rio de Janeiro (RJ) | R$ 2.567,82 | R$ 513,56 | R$ 2.054,26 |
Rio Grande do Norte (RN) | R$ 2.806,00 | R$ 561,20 | R$ 2.244,80 |
Rondônia (RO) | R$ 2.355,22 | R$ 471,04 | R$ 1.884,18 |
Roraima (RR) | R$ 3.828,40 | R$ 765,68 | R$ 3.062,72 |
Rio Grande do Sul (RS) | R$ 4.951,35 | R$ 990,27 | R$ 3.961,08 |
Santa Catarina (SC) | R$ 3.906,90 | R$ 781,38 | R$ 3.125,52 |
Sergipe (SE) | R$ 3.049,97 | R$ 609,99 | R$ 2.439,98 |
São Paulo (SP) | R$ 1.983,90 | R$ 396,78 | R$ 1.587,12 |
Tocantins (TO) | R$ 2.985,33 | R$ 597,07 | R$ 2.388,26 |
O valor apresentado é apenas uma estimativa baseada na projeção do Ministério dos Transportes.
A proposta permite que instrutores autônomos ofereçam o serviço de formação de condutores, sem a necessidade de vínculo com autoescolas. Até o momento, não há definição de valores mínimos ou máximos, o que significa que o preço poderá variar de acordo com o profissional.
Em que estágio está a proposta
Atualmente, a medida está em consulta pública, etapa que busca coletar sugestões de cidadãos, especialistas, entidades do setor e governos estaduais e municipais.
Depois dessa fase, o texto ainda passará por discussões no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) antes de ser implementado.