Economia

CNI: PIB do 3º trimestre mostra desaceleração da indústria e quadro é preocupante

05 dez 2025, 5:44 - atualizado em 05 dez 2025, 5:44
Indústria Automotiva
CNI afirma que crescimento de PIB industrial acumulado vem caindo a cada trimestre (Shutterstock/Jenson)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou que os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre evidenciam a desaceleração do setor e sinalizam quadro preocupante nos próximos meses. Nesta quinta-feira (4), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a economia brasileira cresceu 0,1% no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, a entidade observou que, embora o PIB industrial tenha subido 0,8% entre julho e setembro, o crescimento acumulado do setor em um ano recuou de 3%, no primeiro trimestre, para 1,8%, no terceiro trimestre.

“Existe uma defasagem entre a elevação das taxas de juros e a materialização dos efeitos sobre a economia. Isso significa que perda de ritmo adicional ainda deve acontecer. No caso da indústria, o quadro é ainda mais preocupante. Então, somado aos juros, a demanda interna mais fraca e a ascensão expressiva das importações complicam muito o cenário para os próximos meses”, avaliou o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Crítica ao atual patamar da taxa básica de juros, a entidade apontou que a Selic elevada “segue freando o crescimento do PIB” e citou como exemplo a desaceleração nas concessões de crédito.

Por fim, a confederação destacou que o resultado do investimento como proporção do PIB – que caiu de 17,4% para 17,3% – é “preocupante”, pois revela a dificuldade de ampliação da capacidade produtiva da economia no curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar