Mercados

Cobre despenca até 17% após EUA confirmarem tarifa sobre o metal

30 jul 2025, 16:24 - atualizado em 30 jul 2025, 16:24
Por volta das 15h (horário de Brasília), o contrato para setembro recuava 9%. (Imagem: Facebook Codelco)

O preço do cobre despencou até 17% no pregão eletrônico da Comex, em Nova York, após os Estados Unidos confirmarem a imposição de tarifas ao metal básico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 15h (horário de Brasília), o contrato para setembro recuava 9%, a US$ 5,1270 por libra-peso. Apesar da forte oscilação intradiária, o ajuste de fechamento apontou queda mais branda, de 0,7%.

Em Londres, o contrato com vencimento em três meses recuava 0,74%, refletindo movimento mais moderado.

A decisão, que foi publicada oficialmente pela Casa Branca nesta quarta-feira (30), e impõe uma tarifa de 50% sobre a importação de produtos de cobre, como fios, tubos e componentes elétricos. A decisão foi oficializada pelo presidente Donald Trump, que assinou uma ordem para iniciar a taxação a partir de 1º de agosto.

A medida é considerada essencial para a segurança nacional, especialmente no setor de defesa, segundo a nota publicada pela Casa Branca,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No texto, o governo avalia que a grande dependência dos EUA por cobre importado e a concorrência desleal de outros países estariam enfraquecendo a produção local.

Além das tarifas, Trump também determinou que:

  • 25% da sucata de cobre de alta qualidade produzida nos EUA seja vendida dentro do país;
  • Parte do cobre extraído e refinado nos EUA também deverá ser usada internamente, com aumento gradual até 2029;
  • O Departamento de Comércio poderá acrescentar outros produtos derivados de cobre à lista de tarifas.

* Com informações do Broadcast

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar