Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Cobre deve prolongar boa fase de bolsa chilena, diz gestora

14/01/2021 - 13:18
Desde o início do ano, o S&P IPSA acumula alta de 10,4% em moeda local, o melhor desempenho entre os principais índices rastreados pela Bloomberg (Imagem: Pixabay)

Com a forte demanda chinesa por cobre, o mercado acionário chileno, que mostra o melhor desempenho do mundo em 2021, terá mais fôlego para ganhos mesmo em meio à incerteza política, disse uma das principais gestoras de fundos de ações do país.

“Enquanto o cobre permanecer acima de US$ 3 por libra-peso, este será um bom ano para a bolsa de valores de Santiago”, disse Gutenberg Martínez, que administra o Quest Acciones Chile Fondo de Inversión, com US$ 46 milhões, o fundo de ações chileno com o segundo melhor desempenho anualizado dos últimos cinco anos, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Desde o início do ano, o S&P IPSA acumula alta de 10,4% em moeda local, o melhor desempenho entre os principais índices rastreados pela Bloomberg, seguido pelo índice Colombo All-Share, do Sri Lanka, com 9,9%.

O ganho é atribuído principalmente à demanda da China por commodities, apetite global por risco e às apostas de que a presidência de Joe Biden nos Estados Unidos aumentará a busca por ações que devem ganhar com iniciativas para conter a mudança climática.

Isso explica o aumento de 22% em 2021 dos ADRs da Sociedad Química & Minera de Chile, uma das maiores produtoras mundiais de lítio.

Uma boa maneira de equilibrar os riscos em 2021 seria uma posição overweight em algumas empresas indexadas ao dólar, disse Martínez.

Também há oportunidade em ações de bancos subvalorizadas, como Banco de Crédito e Inversiones ou Grupo Security, e em algumas varejistas. No setor de commodities, ainda há valor nos papéis da Empresas Copec e Empresas CMPC, disse.

A recuperação econômica no Chile deve ser mais forte do que a de muitos outros países da região, e o governo chileno parece liderar a compra de vacinas na América Latina. Ainda assim, o país, maior produtor mundial de cobre, tem um calendário eleitoral agitado pela frente.

O Chile começará a reescrever sua Constituição neste ano, depois que cidadãos foram às urnas em abril para eleger os membros da convenção encarregados dessa tarefa.

As eleições presidenciais serão realizadas em novembro, em meio a crescentes demandas sociais deixadas pelos protestos de rua de 2019.

Mesmo com a incerteza relacionada à redação de uma nova Constituição, as ações chilenas são atraentes demais para serem ignoradas, disse Martínez.

Nos últimos 10 anos, o S&P IPSA perdeu 5,8%, enquanto no mesmo período o S&P 500 ganhou 194%. O índice de referência chileno tem espaço para subir outros 7% a 10% anualmente durante vários anos, disse Martínez.

O preço do cobre, principal produto de exportação do Chile, subiu cerca de 70% em relação à mínima de março, e esses ganhos não foram totalmente precificados na bolsa, disse Martínez. O petróleo barato também ajudará o mercado local em 2021, enquanto os juros devem aumentar a demanda por ações, afirmou.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 14/01/2021 - 13:18

Cotações Crypto
Pela Web