Internacional

Cogitamos todas as opções na crise do coronavírus, diz ministro da França

29 mar 2021, 10:55 - atualizado em 29 mar 2021, 10:55
Bruno Le Maire
“Esta lista não mudará”, afirmou Le Maire. “Hoje, enviar o sinal de que reabriríamos alguns negócios enquanto a situação se deteriora não é do interesse do país” (Imagem: Christophe Archambault/Pool via Reuters)

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, disse nesta segunda-feira que as condições de saúde estão piorando durante uma terceira onda da pandemia do coronavírus na França e que “todas as opções estão sendo cogitadas” para proteger o público.

Le Maire também disse à rádio France Info que o país deveria evitar adotar medidas de restrições mais rígidas contra a Covid-19 durante o maior tempo possível, e descartou mudar a lista de lojas e negócios que receberam permissão de permanecer abertos.

“Esta lista não mudará”, afirmou Le Maire. “Hoje, enviar o sinal de que reabriríamos alguns negócios enquanto a situação se deteriora não é do interesse do país.”

Conforme as restrições contra a Covid-19 em vigor em 19 zonas de alto risco, incluindo Paris, as lojas que podem abrir incluem aquelas que vendem alimentos, livros, flores e chocolate e cabeleireiros.

Lojas de roupas, móveis e salões de beleza não têm permissão para abrir, o que causa frustração entre os donos das chamadas lojas não-essenciais forçadas a permanecer fechadas.

Na semana passada, o presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu sua decisão de não impor um terceiro lockdown total e manter as escolas abertas, mas disse que restrições adicionais provavelmente serão necessárias.

reuters@moneytimes.com.br