Comprar ou vender?

Coluna do TradingView: Melhoras na China empurram emergentes.

24 maio 2022, 6:33 - atualizado em 24 maio 2022, 6:48

Recentes estímulos e sinalizações de finalização de lockdowns tem animado o mercado de emergentes, trazendo novos horizontes para maio/junho. Confira os estudos dos analistas do TradingView

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Yyan

Ibovespa fechou a semana em alta de 1,46%, a 108.487,88 pontos. A alta desta semana enfim rompe a resistência dos 107.319,15 pontos. No entanto as forças altistas não foram suficientes para testar a LTA (Linha de Tendência de Alta) que agora serve como uma linha de resistência.

Ademais, o movimento desta semana não muda em muito as perspectivas e projeções já discutidas nas semanas anteriores. Numa visão altista, é melhor ficar acima dos 107 mil pontos, agora como suporte, mas as forças baixistas continuam a mostrar sua presença tendo em vista não conseguir ultrapassar a LTA para continuar o movimento de alta mais consistente.

Portanto, a projeção de alta para o curto-médio prazo continua, com o alvo em 129.779,09 pontos (linha azul superior do gráfico). E, a projeção de baixa para o médio-longo prazo, com o alvo em 89.314,77 pontos (linha azul inferior do gráfico). Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem! (Mais análises sobre Ibov).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leandro Alves

TOTS3 chegou a experimentar cerca de 40% de desvalorização desde Set/2021. Comparado com outras empresas do mesmo setor, este desempenho até que não foi ruim. Por exemplo, neste mesmo período, a LWSA3 chegou a perder cerca de 80%, ou seja, o dobro de desvalorização no valor da ação. Apesar de um sentimento pessimista/baixista ainda pairar sobre nossas cabeças por diversas razões além da análise técnica, neste momento, alguns elementos da análise gráfica podem estar nos mostrando que dias melhores podem estar a caminho.

A linha azul desenhada no gráfico é uma LTA que foi traçada conectando as mínimas do fundo em Nov/2018 com o de Mar/2020 (Covid-19). Podemos observar que desde Nov/2018, os melhores movimentos de alta surgiram a partir dela. Sabemos que uma LTA funciona como uma região de suporte e que é comum surgir força compradora nesta região, frequentemente, com força suficiente para que novas pernas de alta tenham origem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro fator que me deixa otimista é o fato do preço estar em uma região de suporte. O Topo de Fev/2020 (o retângulo verde no gráfico) não foi ainda decisivamente rompido e já conta com alguns testes. Por se tratar de uma região de suporte, também é comum o surgimento de força compradora a partir dela, frequentemente, com força suficiente para, pelo menos, frear um momentaneamente um movimento de baixa ou até mesmo dar origem a novas pernas de alta.

A proximidade do preço com a M200 pode ser um outro fator que contribui com o sentimento altista. Muitos traders entendem que a M20 e a M200 são bons pontos para se abrir operações a favor da tendência. (Ver análise na íntegra).

Bruno Mazzoni

Iniciando mais uma semana interessante para o nosso mercadão…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No gráfico, o objetivo ( além de rabiscar o gráfico ) é identificar oportunidades de fazer operações de trading e traçar cenários para 2022/2023 e talvez 2024… Na minha opinião, o mais “importante” do gráfica é representado por “circulos”. Vamos lá:

Circulo Amarelo: No tempo, ele representa o “pós” caos sanitário de março 2021 e início de aperto monetário e fiscal aqui no Brasil (juros começaram a subir e os vouchers/estímulos fiscais acabaram)

Circulo Vermelho: Empinada do BC brasileiro subindo Juros 1% e posteriormente 1.5%, Minério desaba dos $200 para os $96 e de brinde PEC dos Precatórios saia do forno.
Circulo Azul: Fundão pós PEC dos Precatórios, China começa a estimular a economia e adotar viés DOVISH e commodities ganham tração 2.0 (Análise na íntegra).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EnzoLourenço

Analisando o Índice de Força Relativo é possível projetar visualmente divergências na compra ou venda do ativo. A nuvem de Ichimoku é um indicador que projeta essas divergências no gráfico através das nuvens de sobrecompra/sobrevenda.

A intenção é razoavelmente simples: A compra é feita com o preço do ativo sob a nuvem vermelha (sobrevenda) e a venda com o preço acima da nuvem verde (sobrecompra), momento em que há mais probabilidade na reversão da tendência do preço do ativo. (Veja o gráfico dinâmico).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: YYanLeandro AlvesBruno Mazzoni CNPI-T 2279 e Enzo Lourenço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
trading.view@moneytimes.com.br
Twitter YouTube Site
Twitter YouTube Site
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar