Comprar ou vender?

Coluna do TradingView: Mercado tem dia de folga após caso Americanas

17 jan 2023, 16:30 - atualizado em 17 jan 2023, 16:31

Após queda forte causado pelo calote contábil das Americanas, a bolsa tem seu primeiro dia de respiro. Bolsas lá fora operam neutras essa semana. Confira o que os analistas do TradingView estão esperando para a semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leo Senger

Importantíssimo estarmos acompanhando a política monetária do Japão agora e nos próximos meses. O Japão é o maior credor do mundo, tem 1,07 trilhão de dólares de dívida americana por exemplo, e mudanças no fluxo pode gerar desdobramentos em outros mercados.

Após a desvalorização histórica do Iene frente ao Dólar, o banco central japonês (BoJ) pegou parte do mercado de surpresa ao mexer na sua política de controle da curva de rendimento, o YCC (yield curve control). Na quarta-feira tem decisão de taxa de juros e coletiva do BoJ, podemos ter novas mudanças no YCC.

Embora o mercado esteja testando o lado positivo da meta de rendimento dos títulos do BOJ agora, quando o banco adotou o YCC em 2016, estava tentando impedir que as taxas de juros caíssem muito. Depois de anos de grandes compras de títulos falhando em disparar a inflação, o BOJ cortou as taxas de curto prazo abaixo de zero em janeiro de 2016 para evitar um aumento indesejável do iene. O movimento esmagou os rendimentos ao longo da curva, indignando as instituições financeiras que viram os retornos dos investimentos evaporarem. Para puxar as taxas de longo prazo de volta, o BOJ adotou o YCC oito meses depois, adicionando uma meta de 0% para os rendimentos dos títulos de 10 anos à sua meta de taxa de curto prazo de -0,1%. A ideia era controlar a forma da curva de rendimentos para suprimir as taxas de curto a médio prazo – que afetam os tomadores de empréstimos corporativos – sem deprimir muito os rendimentos superlongos e reduzir os retornos para fundos de pensão e seguradoras de vida.,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O YCC funcionou bem quando a inflação estava baixa e as perspectivas de atingir a meta de preço do BOJ eram escassas, pois os investidores podiam se sentar em uma pilha de dívidas do governo que garantia retornos seguros. Mas com a inflação corroendo esses ganhos, os investidores venderam títulos, precificando a chance de um aumento dos juros no curto prazo.
O BOJ aumentou a compra, inclusive por meio de ofertas para comprar quantidades ilimitadas de títulos, para defender seu limite de rendimento. Isso foi criticado por analistas por distorcer os preços de mercado e alimentar uma queda indesejável do iene que inflacionou o custo das importações de matérias-primas.” (Ver análise na íntegra).

Ricardo Tominaga

O Kepler cumpriu o objetivo da prévia tendência de alta em R6, a 25,58, onde completou a onda 5 de impulso. A partir deste topo iniciou-se uma fase de correção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em minha interpretação, esta correção ainda não se concluiu conforme projetado no gráfico diário da direita. Portanto, minha expectativa é de que o ativo conclua a onda B para cima (em desenvolvimento) num futuro próximo para que eventualmente desenvolva a onda C de baixa. Neste cenário os targets iniciais seriam das zonas de confluência de R5 e R4. (Ver mais ideias sobre Ações).

Servente

Essa ideia mostra a minha opinião sobre o ativo, é um estudo para debate e não deve ser usado como entrada. Só opere quando o seu trade system der o sinal. A Itsa4 cotação rompeu a linha branca -2 e com isso é esperada uma baixa até a linha vermelha -4.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já adianto que, se o ITUB4 reverter para alta, o alvo dessa projeção poderá não ser atingido, mas o contrário também é possível, essa projeção poderá empurrar o ITUB4 para baixo, mesmo com o seu alvo já atingido. A linha branca 1 não poderá ser rompida, isso acarretará no stop. Verificar a imagem abaixo da descrição, ITUB4. Na minha opinião, esse alvo vai ser atingido. (Ver mais sobre ITAUSA).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Leo Senger CNPI-TRicardo Tominaga e Servente.

Compartilhar

trading.view@moneytimes.com.br