Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Com altas acima de 100%, eis as 5 ações campeãs da bolsa em 2019

08/01/2020 - 20:58
Usain Bolt, recordista jamaicano de medalhas nas Olimpíadas
Como um raio: papéis citados pela XP deixaram o Ibovespa comendo poeira (Imagem: Steven Zwerink/Flickr.com)

Conhecido por seu humor afiado, o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto teria dito, certa vez, que um sujeito com a cabeça no forno e os pés na geladeira teria uma boa temperatura média – mas só nas estatísticas. Por isso, dizer que o Ibovespa subiu mais de 30% no ano passado não retrata tudo. Algumas ações tiveram um desempenho bem, mas bem melhor mesmo.

É o que aponta um relatório da XP Investimentos divulgado nesta quarta-feira (8). A gestora listou as cinco ações campeoníssimas em valorização do ano passado.

Isolada na liderança, ficou a Qualicorp (QUAL3), com nada menos que 243% de alta. Para a XP, esse salto mostra o valor da boa governança corporativa. A gestora lembra que, em 2018, a empresa terminou com uma das maiores quedas da bolsa, e chegou a cair quase 30% num único dia, no fim daquele ano.

Governança importa

O motivo foi a disposição da companhia, na época, de pagar R$ 150 milhões ao seu fundador, José Seripieri Filho, para que permanecesse com suas ações por mais seis anos. O negócio pegou tão mal, que o mercado castigou a Qualicorp na bolsa em 2018, a ponto de estimular uma reorganização societária e da diretoria executiva no ano seguinte.

Via Varejo Ponto Frio Celulares
Consumo forte: Via Varejo pegou carona na retomada da economia (Imagem: Divulgação)

A medida agradou tanto os investidores, que o papel decolou. “O mercado reagiu positivamente à melhora da governança corporativa, fazendo com que as ações tivessem uma performance de +243% em 2019”, afirma a XP.

Ostentando a terceira maior alta do ano (154%), a Via Varejo (VVAR3) é outro exemplo de como o mercado preza uma boa gestão. A XP atribui o desempenho das ações à mudança na direção da companhia, com a volta da família Klein, sua fundadora, ao controle.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

A dona das redes de varejo Casas Bahia e Ponto Frio também se beneficiou com a retomada da economia e a melhora do desempenho operacional, tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce.

Veja, a seguir, as cinco ações que mais subiram no ano passado na B3 (B3SA3), computadas pela XP Investimentos. Duas delas, a JBS (JBSS3) e a Cosan (CSAN3), permanecem na carteira recomendada da gestora para 2020.

Alta Empresa Ticker
243% Qualicorp QUAL3
235% BTG Pactual BPAC11
154% Via Varejo VVAR3
122% JBS JBSS3
112% Cosan CSAN3

Última atualização por Márcio Juliboni - 08/01/2020 - 21:24