Sucroenergia

Com até cinco usinas moendo em março, Paraná deve voltar à tradição açucareira

02 mar 2020, 14:53 - atualizado em 02 mar 2020, 14:53
Agricultura Máquinas Veículos Cana-de-Açúcar
Matéria-prima do Paraná deverá ir para mais açúcar em safra com usinas antecipando (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Até o momento, a Alcopar tem informações de no máximo cinco usinas de cana de açúcar que começarão a moer este mês, antes do início oficial da safra, em 1º abril. E os dados preliminares da entidade das 19 indústrias, que ainda não entregaram seus levantamentos, não dão expectativa de superar o ciclo passado.

Miguel Tranin, presidente da Alcopar, acredita em repetição de 33 a 34 milhões de toneladas de cana, aproximadamente 2 milhões de toneladas de açúcar e cerca de 1 bilhão de litros de etanol hidratado e 500 milhões de anidro.

A distinção é que nesta a percepção da Alcopar é de “muito mais açúcar” – mais ainda se a gasolina se mantiver competitiva sobre o etanol – quando na safra 19/20 o mix foi mais alcooleiro.

O estado sempre foi mais vocacionado para a produção da commodity e os preços este ano indicam a volta à tendência tradicional.

E está em sintonia com o que se verifica em todas as análises e declarações de agentes do mercado. O Centro-Sul vai ser mais açucareiro em 20/21.

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.