Crédito

Com CPR em dólar, governo aumenta opções ao produtor rural e instituições que ainda não estão no câmbio

02 out 2019, 12:14 - atualizado em 02 out 2019, 13:35
Soja agronegócio
Crédito para financiamento de safra poderá ser conseguido em moeda estrangeira (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A mexida que o governo deu no sistema de financiamento do agronegócio, com a Medida Provisória lançada ontem (MP do Agro), começa criar condições práticas para sustentar aquilo que está bem visível no mercado: o crédito subsidiado está rareando e está ficando mais caro, de modo que dinheiro novo cada vez mais dependerá de instrumentos oferecidos pelo setor privado.

Entre o que foi anunciado, e que precisará ser aprovado no Congresso, a Cédula de Produto Rural (CPR) poderá ser emitida em dólar, oferecendo tanto ao sistema que já opera em câmbio – e oportunizando aos bancos que estão fora buscarem autorização para operarem em câmbio -, quanto para o produtor, a alternativa de atração de recursos externos.

No momento em que a CPR vinha perdendo espaço para a poupança rural – depois de crescimento até à penúltima safra de grão – na medida em que a taxa Selic foi caindo, a opção do título em moeda estrangeira “fica dentro do conjunto de instrumentos que o sistema financeiro vai tendo que se antecipar para oferecer recursos ao setor produtivo”, avalia Neivo Panho, diretor-superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

Ainda faltam detalhes técnicos que deverão ser adequados pelo Banco Central, mas, no geral, a medida é vista com otimismo. Se o governo está saindo do crédito rural, e “hoje o que ele oferece já está mais caro, os bancos estão tendo também que se antecipar”.

Segundo Panho, sem recursos para repassar do governo, ou com spread cada vez mais achatados, e sem produtos próprios atraentes, as instituições financeiras ficariam reféns de outras atividades tomadoras de crédito com menor potencial de crescimento que o agronegócio. “Com a tendência das taxas de juros caírem mais, seguindo a aprovação da Previdência e da reforma tributária, os agentes têm que se mexer”, diz o representante das cooperativas catarinenses.

“Para os agentes que operam com câmbio, a CPR emitida em dólar é uma ótima notícia, pois aumenta a opção de travas”, analisa Gustavo Soares, consultor de Agronegócio do Bancoob, braço financeiro do Sicoob, que ainda não opera com câmbio.

Ele destaca a CPR financeira, com liquidez na B3.

Para a CPR física, em valor equivalente a produto, não tem sentido, mas para a financeira é muito positivo, pois amplia o leque de alternativas explica César Costa, diretor-executivo da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), lembrando que já há operações como o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em dólar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Garantias

No momento também em que os bancos resistem em renovar linhas de repasse do BNDES, apesar da autorização da instituição, o governo também lançou o Fundo de Aval Fraterno (FAF), outra promessa lançada durante o anúncio do Plano Safra, no primeiro semestre.

Com opção da formação de um fundo de dois a até 10 produtores, cada qual participando dentro do seu percentual de recurso, oxigena as garantias que os bancos tanto perseguem.

E para Neivo Panho, diretor-superintendente da Ocesc, certamente alimentará mais ainda a possibilidade de lançamentos de novos produtos financeiros para o agro pelo setor privado.

 

 

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.