Política

Com crescimento acelerado de Covid-19, Bolsonaro diz que epidemia está no “finalzinho”

10 dez 2020, 14:22 - atualizado em 10 dez 2020, 14:22
“Me permitam falar um pouco do governo, que ainda estamos vivendo o finalzinho de pandemia”, disse o presidente ao discursar na inauguração da 2ª ponte do rio Guaíba (Imagem: Flickr/Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que o Brasil está vivendo o “finalzinho da pandemia” de Covid-19, apesar de os dados oficiais mostraram que o país tem registrado números crescentes de novos casos e de mortes causadas pela doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Me permitam falar um pouco do governo, que ainda estamos vivendo o finalzinho de pandemia”, disse o presidente ao discursar na inauguração da 2ª ponte do rio Guaíba, em Porto Alegre. “O nosso governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhores se saíram na pandemia.”

O mais recente boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira, apontou o registro de 53.453 novos casos da doença, o maior número diario desde 13 de agosto, com um total de 6,7 milhões de pessoas afetadas desde o início da epidemia. As mortes chegam a 179 mil e, só na quarta, foram registrados 836 óbitos.

A média móvel do número de casos –que calcula uma média por dia usando os últimos 14 dias, já que muitas vezes os casos são registrados com atraso– chegou a 40,1 mil casos por dia, números que não eram vistos desde o final de agosto. Esse número dobrou no último mês.

A média móvel no número de mortes também voltou a crescer de forma acelerada, aproximando-se de 600 por dia. Há um mês, era de 379 por dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Praticamente todos os Estados registram crescimento significativo de casos, entre eles um dos mais graves é o Rio Grande do Sul, onde Bolsonaro estava. Ainda assim, o presidente disse que “o que aconteceu no início da pandemia não leva à nada”, referindo-se a políticas de fechamento de negócios e distanciamento.

“Devemos levar tranquilidade à população e não o caos”, afirmou. “Lamentamos as mortes profundamente e assim sendo, vamos vencendo obstáculos.”

Bolsonaro voltou a defender o uso da hidroxicloroquina como cura para a Covid-19, apesar de nenhum estudo no mundo ter conseguido comprovar a eficácia do medicamento, e chegou a dizer, sem ter nenhuma evidencia, que a epidemia não teria crescido na África porque no continente, por existir muitos casos de malária, as pessoas tomavam muito o medicamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar