Mercados

Saída de Musk do Twitter resolve ‘ciúmes’ da Tesla; mas reação do investidor da montadora à notícia é limitada

12 maio 2023, 15:03 - atualizado em 12 maio 2023, 15:38
Tesla
Ações da Tesla caem, relegando anúncio de sucessão no Twitter. (Imagem: REUTERS/Mike Blake)

Desde que Elon Musk assumiu o Twitterventilava-se no mercado um descontentamento dos investidores da Tesla (TSLA;TSLA34) com a falta de foco do bilionário no comando da montadora.

Para os acionistas da empresa, o bilionário estava gastando muito tempo em polêmicas vazias, que não contribuem com a governança da Tesla, nem com os diversos desafios que a empresa passa diante do aumento da competição no mercado global de carros elétricos.

Agora que o segundo homem mais rico do mundo cansou de dar às cartas na sua aquisição de US$ 44 bilhões, é esperado um efeito positivo na relação de confiança entre acionistas e executivos da Tesla.

Contudo, a julgar pela reação negativa dos mercados da fabricante nesta sexta-feira (12), está faltando ânimo dos investidores com a notícia. Por volta das 14h15, o papel listado na Bolsa de Nova York caía 2,27%.

Segundo os analistas do mercado americano, não é que a sucessão do Twitter esteja por trás da queda. Mas ela não está sendo suficiente para virar as perdas da montadora hoje, que se devem a um outro fator.

O papel está pressionado pelo anúncio de um recall de 1,1 milhão de veículos na China, devido a riscos no mecanismo de frenagem dos veículos elétricos. A informação foi divulgada pela Administração Estatal para Regulação do Mercado da China.

Musk encontrou alguém “tolo o suficiente” para assumir Twitter

A procura por um sucessor no comando do Twitter vinha ocupando os planos de Musk desde o final de 2022. Em dezembro, o CEO fez uma enquete com os usuários da rede perguntando se ele deveria renunciar ao comando da plataforma.

Com o “sim” ganhando por uma porcentagem de 57%, Musk explicou que confirmaria a sua renúncia tão logo achasse alguém “tolo o suficiente” para assumir o emprego. E parece que esse momento finalmente chegou.

O bilionário confirmou Linda Yaccarino, chefe de publicidade da NBCUniversal, como a nova CEO do Twitter.

A executiva está na NBCUniversal há mais de uma década. A NBCUniversal Media, LLC é um conglomerado de mídia e entretenimento pertencente à Comcast.

“Ela vai começar em cerca seis semanas! Minha função fará a transição para eu ser presidente executivo e CTO, supervisionando produtos, software e sysops”, escreveu ontem.

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Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.

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