Política

Com vitória “do outro lado” país embarcaria no caminho da miséria, diz Guedes

14 set 2022, 11:40 - atualizado em 14 set 2022, 13:12
Paulo Guedes
As despesas públicas fecharão este ano em 18% do PIB, e poderão cair a 15% do PIB com a reeleição do governo Bolsonaro, disse Guedes, sem detalhar (Imagem: Washington Costa/ME)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou o discurso eleitoral nesta quarta-feira, afirmando que, caso o presidente Jair Bolsonaro seja reeleito, o governo vai continuar a privatizar, a abrir a economia e a reduzir despesas, enquanto, no caso de vitória “do outro lado”, não se sabe o que será feito e o país estará no caminho da miséria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos deixando arrumadinho, mas dá para afundar bastante”, afirmou Guedes em palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

“Enquanto a gente estiver no governo eles (opositores) vão rolar o fim do mundo sempre para o ano que vem. Mas eles que vão levar para o fim do mundo (se ganharem)”, disse Guedes, em referência aos rivais de Bolsonaro na disputa presidencial.

O ministro previu que o Produto Interno Bruto pode crescer até 3% este ano e continuará a crescer em 2023.

Ele voltou a criticar as estimativas mais modestas de analistas, ressaltando que os modelos estão defasados ao seguir tendo como norte os investimentos públicos e afirmando que as projeções estão tendo que ser revistas para cima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As despesas públicas fecharão este ano em 18% do PIB, e poderão cair a 15% do PIB com a reeleição do governo Bolsonaro, disse Guedes, sem detalhar.

Ele reiterou críticas à regra do teto de gastos, mas afirmou que o governo só abriu o teto para ajudar necessitados.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social precisará devolver ao Tesouro Nacional 90 bilhões de reais que ainda restam do pagamento de empréstimos feitos ao banco em governos anteriores, disse Guedes.

Segundo ele, a “direção jurídica” do BNDES quer manter os recursos em caixa, mas eles serão devolvidos, o que levará a relação dívida/PIB a 76%, ante 77,6% em julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(Atualizada às 13:12)

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar