Combustíveis

Combustíveis: Por que o preço do etanol disparou em uma semana

20 abr 2022, 16:54 - atualizado em 20 abr 2022, 16:59
preço etanol
Especialista afirma que grande parte da oferta do combustível em nível nacional é comprometida por uma escolha dos próprios produtores. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O preço do etanol subiu 4,5% em uma semana, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Com o litro saindo por R$ 5,241 na média nacional, o combustível chegou a custar R$ 7,696 em um universo de mais de 4,5 mil postos analisados pela ANP. As informações foram coletadas entre o dia 10 e 16 de abril e divulgadas na segunda-feira (18).

As maiores altas foram nos estados de São Paulo (6%), Goiás (5%) e Minas Gerais (4,8%). No mesmo período, a gasolina teve avanço menos intenso, de 3,7%, enquanto o diesel recuou 0,19%.

Para Paulo Feldman, economista e professor da USP, a alta nos preços é explicada principalmente pelo modelo de produção e consumo de etanol no Brasil, além de cenário desfavorável no mercado internacional.

Feldman afirma que grande parte da oferta do combustível em nível nacional é comprometida por uma escolha dos próprios produtores.

Segundo o economista, os empresários buscam destinos mais rentáveis à cana-de-açúcar, matéria prima do etanol – como a produção de açúcar e a venda do próprio combustível no exterior, onde é ainda mais valorizado.

“O problema maior está no fato de que os produtores de etanol não têm interesse em colocar o produto no mercado. Problema de safra é desculpa furada”, disse, criticando analistas que creditam o aumento nos preços a problemas no cronograma das safras anuais da cana.

Feldman disse acreditar que cabe ao governo promover políticas de incentivo para a produção e destino do etanol ao mercado nacional – como a criação de programas de financiamento de terras e equipamentos.

Segundo o professor da USP, no Brasil – país com frota de veículos compatíveis com gasolina e etanol -, os consumidores migram de um combustível para o outro com rapidez, fazendo com que o preço de um esteja “quase em função” do outro.

Em abril, o preço da gasolina disparou 7,62%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) da FGV, com forte influência sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10).

“Quando aumenta o preço da gasolina, as pessoas abandonam a gasolina e correm para o etanol, cuja oferta não cresce”, diz.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiária
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
Linkedin
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.