BusinessTimes

Comgás tem queda de 57,2% no lucro do 4º trimestre; valor é de R$ 357,1 milhões

12 fev 2020, 9:13 - atualizado em 12 fev 2020, 9:13
Comgas Empresas Gás
Indo contra os resultados do lucro líquido, a receita líquida atingiu R$ 2,5 bilhões no trimestre, aumento de 32,1% (Imagem: Instagram/Comgás)

A Comgás (CGAS3) reportou queda de 57,2% no lucro líquido do quarto trimestre de 2019, de acordo com o resultado operacional divulgado pela companhia ontem (11). O valor em IFRS passou de R$ 858,8 milhões nos últimos três meses de 2018 para R$ 357,1 milhões.

No balanço anualizado, o lucro subiu 2,1% e encerrou em R$ 1,3 bilhão.

Impulsionada pelo repasse do aumento dos custos de gás e transporte nas tarifas, a receita líquida atingiu R$ 2,5 bilhões no trimestre, aumento de 32,1%. No acumulado, o montante ficou em R$ 9,5 bilhões, 39,1% a mais do que o registrado no ano anterior.

O Ebitda retraiu 42% entre outubro e dezembro, caindo de R$ 1 bilhão para R$ 633,7 milhões. A variação dos 12 meses de 2019, por outro lado, foi positiva – 14,9% –, com o valor somando R$ 2,5 bilhões.

A dívida líquida atingiu R$ 3,5 bilhões – antes em R$ 1,5 bilhão. Os investimentos somaram R$ 899 milhões, em linha com o guidance divulgado da empresa.

Com exceção da categoria comercial, todos os segmentos apresentaram queda no quarto trimestre. Residencial, industrial, cogeração e automotivo caíram 0,4%, 2,4%, 9% e 13,8%. No ano, os segmentos industrial e automotivo foram as únicas que tiveram desempenho negativo – quedas de 1,1% e 1,7%.

A Comgás conseguiu encerrar o ano batendo a marca de 2 milhões de clientes, o que representa um avanço de 5,4% ante 2018. Aproximadamente 104 mil consumidores começaram a utilizar os serviços da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o resultado completo abaixo:

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.