Comida enlatada coloca tarifaço em xeque; Trump pode aliviar taxas sobre aço e alumínio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja reduzir parte das tarifas sobre produtos de aço e alumínio, informou o Financial Times nesta sexta-feira (13), citando pessoas familiarizadas com o tema.
Segundo a reportagem, autoridades do Departamento de Comércio e do escritório do representante comercial dos EUA avaliam que as tarifas vêm pressionando os consumidores ao elevar os preços de itens como formas para tortas e latas de alimentos e bebidas.
A alta do custo de vida tem sido uma preocupação central dos eleitores em todo o país e deve pesar nas eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para novembro.
Pesquisa recente da Reuters/Ipsos mostrou que 30% dos norte-americanos aprovam a forma como Trump lida com o aumento do custo de vida, enquanto 59% desaprovam — incluindo nove em cada dez democratas e um em cada cinco republicanos.
No ano passado, Trump impôs tarifas de até 50% sobre importações de aço e alumínio e tem utilizado medidas comerciais como instrumento recorrente de negociação com parceiros externos.
Agora, o governo revisa a lista de produtos afetados e planeja isentar alguns itens, interromper a ampliação das tarifas e, em vez disso, abrir investigações de segurança nacional mais direcionadas a produtos específicos, acrescentou o Financial Times.
A Casa Branca e o Departamento de Comércio não responderam de imediato aos pedidos de comentário da Reuters, enviados fora do horário comercial.
Em 2025, o Departamento de Comércio ampliou as tarifas para mais de 400 produtos derivados de aço e alumínio, incluindo turbinas eólicas, guindastes móveis, eletrodomésticos, escavadeiras e outros equipamentos pesados, além de vagões ferroviários, motocicletas, motores marítimos, móveis e centenas de outros itens.