Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Comissão aprova pagamento impositivo de “orçamento secreto”

29/06/2022 - 21:04
Congresso, reforma administrativa
As emendas do relator passam a ser impositivas (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, nesta quarta-feira (29), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. A proposta, que seguirá para análise conjunto de deputados e senadores, prevê que as emendas do relator, que ficaram conhecidas como orçamento secreto, sejam impositivas, deixando o próximo presidente na obrigação de fazer os pagamentos.

O relator, senador Marcos do Val (Podemos), impôs em seu relatório, aprovado pela comissão, que as emendas tragam o nome do parlamentar solicitante. Hoje, existe a possibilidade de cadastrar o pedido sem referência.

Apesar de anteriormente as emendas do relator não serem impositivas, na prática não existia objeção ao pagamento. Em 2020 o governo federal fez o pagamento de 97,9% dos pedidos e em 2021 99,1% somando R$36,4 bilhões.

O texto aprovado pela comissão traz outra alteração. As indicações devem ser divididas entre o presidente da Comissão Mista de Orçamento e o relator-geral do Orçamento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Agro Times no Telegram. Você acessa as notícias do agronegócio em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos temas do do mundo agro. Entre agora para o grupo do Agro Times no Telegram!

 

Última atualização por Matheus Caselato - 29/06/2022 - 21:04

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto