Comissão da União Europeia propõe acesso antecipado a alguns fundos agrícolas para ajudar agricultores
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs nesta terça-feira (6) dar aos Estados membros acesso antecipado a alguns fundos agrícolas do orçamento da União Europeia para 2028-2034, visando ajudar os agricultores antes de uma reunião para discutir um acordo comercial com o Mercosul.
“Para garantir que recursos adicionais estejam disponíveis a partir de 2028 para atender às necessidades dos agricultores e das comunidades rurais, proponho que os Estados membros tenham acesso, ao apresentar seu plano inicial, a até dois terços do montante normalmente disponível para a revisão intermediária”, disse ela em uma carta endereçada aos Estados membros e ao Parlamento.
“Isso representa cerca de 45 bilhões de euros (US$52,70 bilhões) que podem ser mobilizados imediatamente para apoiar os agricultores”, acrescentou.
Ela enviou a carta um dia antes de uma reunião dos ministros da agricultura da UE, convocada de última hora para convencer a Itália e outros países membros hesitantes a assinarem um acordo de livre comércio controverso com o bloco sul-americano Mercosul.