Política

Comissão de Finanças da Câmara rejeita limite para retenção de conta salário

06 dez 2019, 11:55 - atualizado em 06 dez 2019, 11:56
Dinheiro
Projeto de retenção na conta salário é rejeitado na Câmara (Imagem: Pixabay)

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou projeto que só permite a retenção parcial de salário por banco ou outra instituição financeira até o limite estabelecido em leis e apenas no caso de empréstimo consignado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto proíbe ainda a retenção de salário para pagar saldo devedor de cheque especial e outros débitos.

O Projeto de Lei 4353/19 foi apresentado pela deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES) e recebeu parecer contrário do relator, deputado Lucas Vergilio (Solidariedade-GO). Segundo ele, a proposta traz insegurança jurídica pois afeta todos os tipos de empréstimos existentes no sistema financeiro.

Segundo Vergilio, a medida prejudicaria o pleno funcionamento do mercado e o crescimento da economia (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

“A limitação de retenção de salário acaba por atingir qualquer tipo de empréstimo contratado, o que seria prejudicial ao pleno funcionamento do mercado, ao crescimento da economia e à circulação de riquezas”, disse Vergilio.

Como foi rejeitado pela única comissão de mérito, a proposta será arquivada. A menos que haja recurso para análise do texto no Plenário da Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar