Política

Comissão de Finanças da Câmara rejeita limite para retenção de conta salário

06 dez 2019, 11:55 - atualizado em 06 dez 2019, 11:56
Dinheiro
Projeto de retenção na conta salário é rejeitado na Câmara (Imagem: Pixabay)

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou projeto que só permite a retenção parcial de salário por banco ou outra instituição financeira até o limite estabelecido em leis e apenas no caso de empréstimo consignado.

O texto proíbe ainda a retenção de salário para pagar saldo devedor de cheque especial e outros débitos.

O Projeto de Lei 4353/19 foi apresentado pela deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES) e recebeu parecer contrário do relator, deputado Lucas Vergilio (Solidariedade-GO). Segundo ele, a proposta traz insegurança jurídica pois afeta todos os tipos de empréstimos existentes no sistema financeiro.

Segundo Vergilio, a medida prejudicaria o pleno funcionamento do mercado e o crescimento da economia (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

“A limitação de retenção de salário acaba por atingir qualquer tipo de empréstimo contratado, o que seria prejudicial ao pleno funcionamento do mercado, ao crescimento da economia e à circulação de riquezas”, disse Vergilio.

Como foi rejeitado pela única comissão de mérito, a proposta será arquivada. A menos que haja recurso para análise do texto no Plenário da Câmara.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.