Política

Comissão de Orçamento debaterá importância da realização do Censo 2020

28 nov 2019, 9:21 - atualizado em 28 nov 2019, 9:21
De acordo com o deputado Orlando Silva, que sugeriu o debate, a realização do Censo 2020 enfrenta uma série de dificuldades (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

A Comissão Mista de Orçamento promove hoje uma audiência pública sobre a importância do Censo 2020. O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o Censo Demográfico a cada dez anos e o próximo está programado para o ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que sugeriu o debate, a realização do Censo 2020 enfrenta uma série de dificuldades. “O IBGE se encontra, já há alguns anos, em quadro de precariedade de pessoal e de infraestrutura, dificultando a preparação e planejamento de uma operação de grande porte, como o Censo Demográfico, que visitará 70 milhões de domicílios”, disse.

Orlando Silva destaca ainda que essa situação é agravada pelo fato de não haver, até o momento, sinalização por parte do governo federal de que a operação censitária de 2020 estará contemplada no orçamento. “Por esses motivos, o Censo de 2020 corre risco de ser realizado de forma incompleta, precária, ou até mesmo de ser adiado.”

Foram convidados para o debate, entre outros:

A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra; a representante da Associação de Servidores do IBGE (Assibge), Dione Conceição de Oliveira; o pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo (USP) Rogério Jerônimo Barbosa; a pesquisadora associada do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Débora Castanheira Pires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 2.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar