ImóvelTimes

Comissão debate o fim de subsídios no Programa Casa Verde e Amarela

13 out 2021, 9:00 - atualizado em 13 out 2021, 9:04
Os deputados questionam mudanças que excluem a maior parte das famílias que demandam moradia (Imagem: Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba-MG)

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (13) para debater o programa habitacional Casa Verde e Amarela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A audiência será realizada no plenário 14, às 10 horas, e poderá ser acompanhada de forma virtual e interativa pelo portal e-Democracia.

A reunião atende a requerimento dos deputados do PT José Ricardo (AM) e Joseildo Ramos (BA).

Eles argumentam que o programa Casa Verde Amarela, criado pela Lei 14.118/21, não prevê aporte significativo de recursos orçamentários para produção habitacional, nem subsídios como havia no Minha Casa Minha Vida Faixa 1, que atendia famílias com renda até R$ 1.800,00, em que as prestações não passavam de 10% da renda pelo período de 10 anos. Segundo eles, essa faixa responde por mais de 70% do déficit habitacional brasileiro.

“Agora, o foco do programa é abrir novas linhas de financiamento, com prestação mensal que chegará a 30% da renda por um período de 30 anos. Além disso, as exigências para as famílias acessarem o financiamento (não possuir restrição cadastral, necessidade de parte do valor do imóvel como entrada, comprovação de renda estável) excluem a maior parte das famílias que demandam moradia”, observam os deputados no documento em que pedem a realização da audiência.

Debatedores

Confirmaram presença no debate:
o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos;
a analista de planejamento territorial da Confederação Nacional de Municípios, Karla França;
representante da União Nacional por Moradia Popular, Alberto Freire;
representante do Movimento Nacional de Luta por Moradia, Neila Gomes dos Santos;
a diretora nacional do Movimento Sem Teto, Antonia Ivoneide; e
a diretora de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Rosane de Almeida Tierno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar