Política

Comissão debate política de incentivos fiscais na próxima quarta

06 nov 2021, 10:00 - atualizado em 05 nov 2021, 12:41
Carros automóveis
O deputado que pediu o debate, lembra que empresas do setor automotivo, que receberam durante anos aportes públicos por meio de desonerações de tributos federais, estão deixando o País (Imagem: Pixabay/ArtisticOperations)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados discute na próxima quarta-feira (10) os resultados da política pública de incentivos fiscais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que pediu a realização do debate, lembra que empresas do setor automotivo, que receberam durante anos aportes públicos por meio de desonerações de tributos federais, estão deixando o País.

“Caso simbólico é o da Ford (FDMO34), que fechou suas plantas produtivas no País, incluindo a da marca cearense Troller, mesmo sendo a primeira beneficiária da legislação que pretendemos discutir”, exemplifica Lippi.

Ele lembra que a legislação já está em vigor há mais de vinte anos e ainda se estenderá até 2025.

“Os valores anunciados na imprensa dão conta de que são gastos cerca de R$ 5 bilhões todos os anos com algumas poucas montadoras e que, se somarmos os benefícios de ICMS recebidos pelas mesmas empresas, o custo do produto pode ter uma diferença de até 21% daqueles produzidos em outras regiões do País”, compara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse valor, na opinião do parlamentar, deveria ser destinado a programas sociais e  de saúde.

“Lembramos aqui a promulgação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional 109, que determina a redução de todos os benefícios fiscais para um patamar inferior a 2% do Produto Interno Bruto até 2029, deixando claro quais as exceções que devemos manter em vigor”, acrescenta o deputado.

Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto com a comissão, entre outros:
– a secretária de Controle Externo do Desenvolvimento Econômico do Tribunal de Contas da União (TCU), Andreia Rocha Bello de Oliveira;
– o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Victorino Ribeiro Coelho.

A reunião será realizada às 11 horas, no plenário 8.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar