Política

Comissão debate produção de energia descentralizada e renovável

18 out 2021, 12:44 - atualizado em 18 out 2021, 12:44
Energia Eólica
O debate será realizado às 16 horas, no plenário 5 (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (20) questões relacionadas à competitividade e transição energética.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Otto Alencar (PSD-BA). Ele explica que o debate sobre a transição energética envolve questões como a produção de eletricidade de forma mais descentralizada, eficiência energética e menos desperdício, maior segurança de abastecimento, novas rotas tecnológicas.

Alencar entende ser imprescindível a “transição energética”, também chamada de “transição ecológica”, ou seja, uma transformação na maneira de produzir e consumir energia para um novo sistema.

“Um conceito que atua com o propósito de substituir a utilização de fontes finitas e prejudiciais ao meio ambiente, como os combustíveis fósseis, por fontes renováveis, como a solar, biogás e eólica“, afirma.

Para ele, “a busca por maior sustentabilidade da matriz energética brasileira tem que andar lado a lado com ações que garantam que a requerida transição energética seja feita de forma consistente ao equacionamento do atual estado de estagnação da produtividade no País”.

O debate será realizado às 16 horas, no plenário 5. Os interessados podem acompanhar o debate e participar da discussão enviando dúvidas ou sugestões pela internet.

Foram convidados:
– o presidente Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa;
–  o presidente do Conselho de Energia Eólica Onshore e Offshore Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Roberto Veiga; e
– o especialista em energia Ricardo Gomide.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.