Educação

Comissão debate projeto que determina limite mínimo para contratação de professores efetivos

12 nov 2021, 8:30 - atualizado em 12 nov 2021, 8:30
Educação professores
A audiência acontece no plenário 10, às 9 horas, e poderá ser acompanhada de forma virtual e interativa pelo e-Democracia (Imagem: Palácio Piratini/Camila Domingues)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (12) para debater o Projeto de Lei 5717/19, que trata da contratação definitiva de professores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A audiência acontece no plenário 10, às 9 horas, e poderá ser acompanhada de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), que propôs a realização do debate, disse que o PL 5717/19 determina que, no mínimo, 90% das funções e cargos de professores de todas as redes de ensino no Brasil sejam preenchidos por profissionais contratados em caráter definitivo pelos entes federados.

Pesquisa

“A medida seria justificada no combate à rotatividade e no incentivo ao treinamento dos profissionais da educação. Contudo, conforme pesquisa promovida pelo Instituto Itaú Unibanco, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a imensa maioria dos estados brasileiros não cumpriria com essa determinação”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o deputado, não havendo nenhum óbice legal à contratação de professores de modo efetivo, é importante entender o que levou ao cenário descrito na pesquisa, sob pena de criarmos uma legislação impraticável no contexto orçamentário nacional.

Debatedores

Foram convidados para o debate:
o secretário da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe e líder da Frente de Trabalho do Consed sobre Financiamento da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho
o coordenador de articulação política da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jeconias Rosendo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar