Política

Comissão discute mobilidade urbana e acessibilidade para os idosos

13 jun 2021, 10:00 - atualizado em 11 jun 2021, 20:30
Idoso
A reunião será no plenário 12, às 10 horas, por videoconferência, e poderá ser acompanhada de forma interativa pelo E-democracia (Imagem: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas-RS)

Com o tema “Envelhecimento ativo – Mobilidade e Acessibilidade”, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza audiência pública na próxima quinta-feira (17), com a presença de especialistas e representante do governo.

A reunião será no plenário 12, às 10 horas, por videoconferência, e poderá ser acompanhada de forma interativa pelo E-democracia.

Foram convidados para o debate:

– o médico ortopedista e traumatologista, e integrante do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Fernandes Dias;
– a assistente social, gerontologista e pesquisadora voluntária da Frente Nacional de Fortalecimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Lidiane Charbel Souza Peres;
– representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
– representante do Ministério da Cidadania;
– deputado Vinícius Farah, 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.

Quedas

O deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), autor do requerimento para realização da audiência, lembra que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as quedas em idosos representam um grave problema de saúde, merecendo medidas preventivas, tanto com a adequação de espaços públicos, quanto com o cumprimento das Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) dentro das ILPIs.

Para o deputado, no que tange à mobilidade, à acessibilidade e aos ambientes públicos de convivência e de promoção de atividades físicas em ambientes urbanos, “vislumbra-se a necessidade de debates que igualmente tratem da conformação e aperfeiçoamento de tais espaços ao conceito de envelhecimento ativo”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.