Política

Comissão discute propostas brasileiras para conferência da ONU sobre mudanças climáticas

21 jun 2021, 14:55 - atualizado em 21 jun 2021, 14:55
Aquecimento global
O fechamento dessas pendências contribuirá para o atingimento do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento bem abaixo dos 2ºC (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados discute nesta segunda-feira (21) as proposta que o Brasil levará à COP-26, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, prevista para novembro, na Escócia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O debate foi proposto pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), David Miranda (Psol-RJ) e Paulão (PT-AL). Eles explicam que alguns dos temas críticos de negociação na COP-26 dizem respeito à conclusão do chamado livro de regras do Acordo de Paris, ou seja, as orientações para implementação do tratado no âmbito da convenção.

“O fechamento dessas pendências contribuirá para o atingimento do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento bem abaixo dos 2ºC, com esforços para não ultrapassar 1,5ºC de aumento da temperatura até o fim do século”, afirmam os parlamentares no requerimento em que pedem a audiência.

Eles ressaltam ainda que há uma pendência “particularmente relevante” sobre mecanismos de mercado de carbono e abordagens não mercadológicas para cooperação no atingimento de metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).

NDCs são documentos com o compromisso de cada país para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que todos os governos devem apresentar, para conseguir um acordo climático global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as divergências que impediram o fechamento dessa negociação, segundo os deputados, estão questões relacionadas à integridade ambiental do Acordo de Paris e a efetividade de tais instrumentos.

Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:
– a representante do Observatório do Clima Suely Araújo;
– a representante do Conselho Indígena de Roraima Sineia Wapichana; e
– a representante da Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável Marina Grossi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar