Política

Comissão do Pantanal realiza audiência pública nesta quarta-feira

29 set 2020, 19:17 - atualizado em 29 set 2020, 19:17
Fogo Pantanal
O presidente do Ibama é um dos convidados para debater o combate aos incêndios nesse bioma (Imagem: Mayke Toscano/Secom-MT)

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, é um dos convidados da audiência pública remota a ser promovida nesta quarta-feira (30), a partir das 10h, pela comissão de senadores que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal. Bim deve apresentar, entre outros pontos a serem discutidos, uma avaliação dessas ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também foram convidados para o debate:

  • José Carlos Mendes de Morais, chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama;
  • Alexandre Lucas Alves, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional;
  • Paulo Teixeira de Sousa Jr., coordenador do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP);
  • Marcelo Bertoni, diretor-tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul);
  • Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Essa audiência pública cumpre a determinação, estabelecida no plano de trabalho da comissão, de discutir a atuação governamental no combate às queimadas no bioma Pantanal e seus desdobramentos. O presidente da comissão é o senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Requerimentos

A reunião desta quarta-feira também terá uma parte deliberativa, destinada à apreciação de requerimentos apresentados pelos integrantes da comissão. Um deles foi apresentado pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).

Ela solicitou a realização de uma audiência pública para debater com as entidades interessadas as melhores alternativas para o Pantanal, assim como os desdobramentos das ações necessárias e as providências para evitar novas queimadas, além do monitoramento das ações de proteção da fauna e da flora da região, das populações diretamente atingidas e do impacto na economia local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outro requerimento, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) solicitou a realização de uma audiência pública para debater a inclusão da aviação agrícola nas diretrizes e políticas governamentais de combate a incêndios florestais, conforme proposto no PL 4.629/2020, projeto de lei de sua autoria. Fávaro também requer envio de ofício à Presidência do Senado Federal para inclusão desse projeto na pauta do Plenário do Senado.

Já o senador Esperidião Amin (PP-SC) solicitou que Valdir Colatto, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, seja convidado para participar das audiências e reuniões técnicas promovidos pela comissão. Soraya Thronicke, por sua vez, sugeriu que Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, seja convidado para esclarecer as medidas adotadas pelo governo federal para a contenção e a prevenção de queimadas no Pantanal.

Relator da comissão, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou requerimento para incluir quatro convidados na diligência externa a ser realizada neste sábado (3): seriam representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso Do Sul; do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); e da Sociedade de Defesa do Pantanal.

O presidente da comissão, Wellington Fagundes, solicitou audiência pública com Augusto Aras, procurador-geral da República; José Antônio Borges Pereira, procurador-geral de Justiça do estado de Mato Grosso; e Alexandre Magno Benites de Lacerda, procurador-geral de Justiça do estado de Mato Grosso do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar