Política

Comissão especial debate saídas para o superendividamento do consumidor

23 set 2019, 10:57 - atualizado em 23 set 2019, 10:57
Comissão analisa projeto de superendividamento do consumidor, o projeto cria regras para concessão de crédito ao consumidor, por meio de mecanismos de prevenção ao endividamento excessivo (Imagem: Agência Senado)

comissão especial que analisa proposta para prevenir e tratar o superendividamento do consumidor (PL 3515/15) realiza audiência pública nesta tarde com representantes de consumidores e de empresas de cartões de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto, do Senado, cria regras para concessão de crédito ao consumidor, por meio de mecanismos de prevenção ao endividamento excessivo. O texto foi elaborado por uma comissão especial de juristas, responsável pela modernização do Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8078/90).

O deputado Luís Miranda (DEM-DF), que sugeriu a realização da audiência, cita pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), segundo a qual o percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou 62,7% em abril.

“A situação das famílias brasileiras é preocupante. O País tem que buscar alternativas para amenizar a situação e recuperar o crédito dessas pessoas”, afirma o deputado.

O deputado Franco Cartafina (Progressistas-MG), que também solicitou o debate, acrescenta que a associação da pouca familiaridade com o crédito e da precária educação financeira de nossa população, somado às eficientes – e nem sempre transparentes – ferramentas de marketing do setor financeiro “redundam frequentemente em contratações irrefletidas, cujos custos restam, infelizmente, por sobrecarregar a capacidade econômica dos devedores e por colocar em risco a subsistência de muitas famílias”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram convidados:

O economista chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi;
A representante do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, Patrícia Cardoso;
O procurador do Estado do Espírito Santo, Leonardo Garcia; e
O advogado Gabriel Tomasete.

A reunião será realizada às 14h30, em plenário a definir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar