Como é a nova prisão de Bolsonaro na Papudinha, no complexo da Papuda
Condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro começou a cumprir pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília no final de novembro, mas nesta quinta-feira foi transferido para a chamada Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Veja abaixo detalhes da instalação.
* A nova unidade prisional do ex-presidente terá 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos, tendo como infraestrutura ambientes como banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa.
Na acomodação também será possível o preparo e o armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro com água quente, geladeira, armários, cama de casal e TV; a sala na Superintendência da PF em Brasília tem 12 m²;
* O ex-presidente ficará nesta nova unidade sozinho.
Outros dois ex-condenados no processo da tentativa de golpe, Anderson Torres e Silvinei Vasques, dividem uma outra unidade na Papudinha semelhante à que Bolsonaro ficará.
*O ex-presidente terá direito a banho de sol na área externa da cela, com total privacidade e horário livre.
Na PF, o banho de sol era improvisado no pátio externo, com a passagem do preso por salas administrativas durante seu deslocamento.
* Bolsonaro contará com uma grande ampliação no horário de visitação atual: quartas e quintas-feiras, no total de seis horas, sendo que cada visitante poderá permanecer por até duas horas.
Na PF, as visitas eram realizadas nas terças e quintas em um total de duas horas, sendo que cada visitante individualmente só poderia permanecer 30 minutos.
* Na nova unidade prisional, o ex-presidente terá assistência integral, 24 horas por dia, de médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia. No local, há também um posto médico com a presença de médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde.
* Bolsonaro terá direito a deslocamento imediato para hospitais em caso de urgência, devendo a defesa comunicar nos autos no prazo máximo de 24 horas da ocorrência
* O ex-presidente poderá realizar sessões de fisioterapia nos horários e dias da semana indicados pelos médicos, com cadastramento prévio do fisioterapeuta
* Bolsonaro terá direito à entrega de alimentação especial, devendo a defesa indicar no prazo de 24 horas a pessoa responsável pela entrega. Além disso, ele vai ter direito a cinco refeições diárias oferecidas pela unidade custodiante — na PF eram três refeições.