Como essa seguradora que renova máximas na bolsa pode aumentar dividendos

Seguradoras levam fama de boas pagadoras de dividendos e com a Porto (PSSA3) não é diferente. Renovando máximas históricas e com a lucro em alta, a companhia, hoje, possui política de pagar cerca de 40% do seu lucro (payout), com rendimento de 5%.
Porém, no passado, a companhia já praticou payout de 50%. Em entrevista ao Money Minds, programa de entrevistas do Money Times, Celso Damadi, CFO da companhia, não descarta a volta desse valor.
“Há espaço para retomar gradualmente um payout próximo de 50%, o que se traduz em um dividend yield estimado na faixa de 5%, patamar já observado como referência pelo mercado”.
Ele diz a redução nos últimos anos se deveu ao ciclo intenso de investimentos realizados nos últimos cinco anos, especialmente em digitalização e tecnologia.
“Esse esforço já traz resultados concretos: as despesas administrativas recuaram mais de cinco pontos percentuais nos últimos dez anos. Várias plataformas tecnológicas — como as ligadas aos segmentos de automóveis, saúde, banco e consórcio — foram totalmente reformuladas, com conclusão prevista para 2025”.
Agora, afirma, o retorno sobre o patrimônio (ROE) evoluiu de níveis médios de 18% a 19% para patamares superiores a 20%, de forma mais consistente.
Além disso, as quatro verticais de negócios têm apresentado taxas de crescimento superiores a 20%, com foco não apenas em expansão, mas também em rentabilidade.
“Do ponto de vista financeiro, o atual nível de caixa, liquidez e solvência permite projetar, no médio prazo e sob condições normais, o retorno a um payout da ordem de 50%, percentual já praticado anteriormente”.
Vale investir em Porto?
Em carteira recomendada, a Empiricus diz que a Porto tem buscado diversificar seu portfólio não apenas com a venda de outros seguros (como celular, vida, residência, etc), mas também em outras verticais como saúde/odonto, serviços e banco, “que têm rentabilidade elevada e vêm mostrando ótimo crescimento, amenizando o momento mais desafiador para frotas”.
Em termos de valuation, a Porto Seguro negocia por apenas 9x lucros esperados para 2025, um dividend yield superior a 5% e com chances de surpreender positivamente o mercado.
“Líder no segmento de seguro auto com 28% de participação de mercado, considerando também sua marca mais acessível Azul, a Porto é uma tese que une um longo e ótimo histórico de execução com múltiplos interessantes”.