Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Como investir na Bolsa de Valores?

Giovana Leal
25/11/2021 - 8:00
Saiba como investir em ações na Bolsa de Valores (Imagem: geralt/Pixabay)

Cada vez mais, novos investidores estão entrando na Bolsa de Valores. Mas, apesar de muitas pessoas terem interesse em investir na B3, algumas desistem antes mesmo de dar o primeiro passo por não saberem por onde começar.

Se você é um desses aspirantes a investidor, este guia do Money Times irá te ajudar com um passo a passo de como começar a investir em ações na Bolsa de Valores. Confira:

Como investir na Bolsa de Valores do zero?

Para aqueles que querem começar a investir na Bolsa de Valores, o primeiro passo é procurar uma corretora de valores confiável e autorizada pela B3.

Assim que fizer sua escolha, basta realizar seu cadastro e transferir o valor que pretende investir para a conta na corretora. 

As operações da B3, Bolsa de Valores brasileira, são realizadas em um home broker — ferramenta que permite a negociação de ações pela internet –, para o qual você será direcionado na hora de confirmar suas negociações.

A escolha das ações a serem negociadas é pessoal. Uma dica importante é investir naquelas mais adequadas para o seu perfil de investidor.

Para ter maiores chances de acertar na escolha das ações, você pode acompanhar as movimentações das companhias listadas na Bolsa e as carteiras recomendadas de corretoras e analistas do mercado financeiro.

Como investir na Bolsa de Valores sozinho?

Para negociar ações pela B3, é necessário seguir algumas regras específicas.

Uma dessas regras diz que, para transações, é necessário ter uma conta ativa em uma corretora. Ou seja, não é possível investir na Bolsa completamente sozinho.

Qual o valor mínimo para começar a investir na Bolsa de Valores?

Não existe um valor mínimo para investir na Bolsa de Valores. O valor depende do quanto você está disposto a investir e do tipo e quantidade de ações que comprar.

Uma regra muito importante a ser considerada é que para investir na Bolsa no mercado à vista — mercado em que a compra e venda de ações são realizadas pelos preços determinados pela oferta e demanda do momento — é preciso comprar, no mínimo, 1 lote composto por 100 ações.

Ou seja, se você comprar 1 lote de 100 ações, valendo R$ 5 cada na cotação do momento da operação, será necessário desembolsar R$ 500.

Para a negociação dos papéis, algumas corretoras cobram taxa de corretagem e taxa de custódia. Portanto, atente-se a esses quesitos na hora da escolha para saber o quanto impactarão no valor do seu investimento. 

Além disso, você pode se deparar com cobranças da B3 referentes às operações e do governo por meio da declaração anual de Imposto de Renda.

O que preciso saber antes de começar a investir na Bolsa?

Os investimentos em renda variável contam com riscos ligados à oscilações e a volatilidade dos papéis negociados na Bolsa de Valores. Por isso, este tipo de investimento é mais indicado para investidores com perfis mais arrojados.

Além disso, para evitar frustrações, antes de investir em ações, estude a empresa selecionada e o setor do mercado que ela faz parte.

Outra dica essencial é determinar o quanto você irá investir. É importante que o dinheiro usado para comprar ações seja extra no seu orçamento e que você não precisará contar no curto prazo.

Última atualização por Giovana Leal - 23/11/2021 - 11:01

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.