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Como o Brasil pode ajudar o Japão com produção de combustível de avião a partir de etanol

11 dez 2023, 16:00 - atualizado em 11 dez 2023, 16:00
saf etanol
O evento é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia e do Ministério das Relações Exteriores para o etanol (Imagem: Pixabay)

Especialistas brasileiros, do governo e setor privado, estão a caminho do Japão para discutir a descarbonização do setor aéreo – aproveitando que a COP28 está no fim.

O foco é o desenvolvimento do Sustainable Aviation Fuel (SAF), um combustível sustentável de aviação produzido a partir do etanol. A energia renovável é produzida no Brasil há mais de 40 anos.

O evento acontece no dia 13 de dezembro e é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão e apoio da Embaixada do Brasil no Japão.

“Queremos proporcionar uma oportunidade de cooperação e diálogo entre especialistas, formuladores de políticas, reguladores e representantes da indústria do Japão e do Brasil sobre o potencial do etanol no desenvolvimento de SAF”, afirma o presidente da UNICA, Evandro Gussi, em nota.

Ao todos, serão realizados cinco painéis:

  • Políticas públicas para SAF no Brasil e Japão;
  • Expectativas do Japão para SAF – Produção, demanda e comércio;
  • Rotas tecnológicas e Alcohol-to-Jet (ATJ);
  • Atributos do etanol brasileiro e potencial para SAF;
  • E um painel abrangendo os próximos passos.

Zero emissões no setor aéreo até 2050

De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o SAF pode contribuir com cerca de 65% da redução de emissões necessária para o transporte aéreo atingir a neutralidade de CO2 em 2050. Mas para isso, será necessário um aumento na produção de combustível sustentável para o setor.

O Japão, por exemplo, tem uma das metas mais ambiciosas para a implementação de SAF como estratégia para a descarbonização do transporte aéreo: o governo local estabeleceu o uso de 10% de SAF para voos internacionais em aeroportos japoneses até 2030. E estima que a demanda por combustível sustentável para aviões pode chegar a 1,7 bilhão de litros por ano.

Hoje, existem sete rotas de produção de biocombustíveis certificadas para produzir o SAF. Uma das mais promissoras é a Alcohol to Jet (ATJ), que usa o etanol como base, e é avaliada por especialistas como a solução mais viável a curto prazo, pensando na meta de neutralidade de carbono da aviação até 2050.

Gussi destaca que o Brasil tem o potencial para contribuir com a diversificação das fontes de energia no transporte aéreo, graças às matérias-primas disponíveis para a produção de etanol e a possibilidade de crescimento sustentável da produtividade.

Ele ainda ressalta que o etanol produzido no Brasil atende a todas as diretrizes de sustentabilidade estabelecidas em âmbito internacional.

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
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Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
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