Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Como proteger a sua carteira de investimentos? Veja o portfólio “Not Bad” para esta semana

15/06/2020 - 12:55
Mercados
Pois bem, na hora de você fazer o “hedge” você tem que acertar a direção da bolsa (Imagem: Pixabay/Audy0073)

Bolsa não é disneylandia

E não é que a bolsa caiu! E não é que eu estava certo?! Havia comentado da minha cautela na Tônica da Semana passada e retrasada! Mas como dizem por aí, se você estava certo na hora errada, você estava errado! Então posso dizer que eu errei novamente? De certa forma sim … mas por que eu gosto de evidenciar erros? Para mostrar que a bolsa não é uma disneylandia como vendem por aí!

Você tem 25% de chances de acertar na hora de fazer um hedge de carteira?

Ah sua carteira foi mal porque você não fez hedge

Muitos arrotam com arrogância essa frase…como se fosse algo muito simples. Mas vejamos a prática. No mercado sempre temos 50% de chances de estarmos corretos não é? Ou é pra cima, ou é para baixo. Da mesma forma temos outros 50% de chances de acerta o QUANDO é para cima ou para baixo.

Exemplo: há 2 semanas atrás achava que o mercado poderia sofrer…errei direção. Outros que achavam que o mercado poderia subir, acertaram….simples assim. Ao errar a direção, teria errado o timming e consequentemente teria errado no hedge.

Pois bem, na hora de você fazer o “hedge” você tem que acertar a direção da bolsa (para baixo) e o timming (o quando). Logo num calculo tosco de probabilidades você tem 25% de chances de acertar e 75% de errar (50% acertar o movimento X 50% timming).

Proteger carteira tem custo

O que não te contam por aí é que proteger a carteira tem um custo!

  • Deixar 50% de caixa tem um custo gigante de oportunidade!
  • Comprar puts, pode ser custoso e não dar em nada porque se você erra o timming o valor tempo come todo o potencial de proteção da PUT.
  • Vender BOVA ou índice igualmente pode não dar em nada! Veja o meu exemplo, estava cauteloso com a bolsa nos 87k…mesmo após a queda dessa semana o IBOV ainda está em 92k!

Enfim, você não precisa concordar comigo…estou aqui expondo minha opinião apenas…por mim sigo acreditando no que o mestre Lynch ensina:

E apesar do meu canal de Youtube estar desativado, tem um vídeo lá onde comento mais sobre essa minha percepção acerca de hedge de carteira…

 

Ações

Não fiz nada essa semana. Já tinha feito todas trocas semana passada.

Dos ativos que tenho em carteira, penso eventualmente em aumentar exposição a 2 que sofreram essa semana que passaou. Vamos averiguar como vão se sair essa semana….se BBAS3 cair para os R$31 eu compro um pouco mais; e se BRPR3 voltar abaixo lá para R$8.50 eu também compro mais.

 

 

#NOTBAD

Da semana passada para essa a performance da carteira sofreu…não era de se esperar nada diferente dado que a bolsa como um todo caiu. A diferença frente ao IBOV também diminuiu, mas o mês ainda está se mostrando bastante positivo. Nessa semana destaque negativo para as ações da Cogna (COGN3) que caíram 8%; Banco do Brasil (BBAS3) com queda de 5.3% e BR Properties (BRPR3) -5%. Curto prazo é assim mesmo…difícil de entender e explicar.

Estamos apenas na metade do mês…conforme comentei acima tentar acertar timming do mercado me parece bobeira. Seguimos remando.

Carteira bugg
(Imagem: Bugg/Divulgação)

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Bruno Andrade - 15/06/2020 - 12:55