Como quitar dívidas em atraso em novo mutirão de renegociação dos bancos em novembro

Em novembro, começa o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma oportunidade para os brasileiros regularizarem dívidas com bancos com condições especiais.
O evento começa no dia 1º e vai até o fim do mês, permitindo que consumidores endividados renegociem dívidas com parcelamentos, descontos no valor total das pendências e taxas de juros mais baixas para refinanciamento.
O foco do mutirão está em dívidas relacionadas ao cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito bancário.
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Money Times
De acordo com Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, além de ajudar a aliviar a situação financeira de quem está endividado, o mutirão também é uma ferramenta para prevenir o superendividamento e incentivar a educação financeira.
A ação será coordenada pela Febraban em parceria com mais de 160 instituições financeiras, o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons, que facilitarão o acesso e a realização das negociações.
Como funciona o Mutirão?
Quem pode participar?
Qualquer pessoa que tenha dívidas em atraso com bancos ou instituições financeiras. Contudo, financiamentos de bens com garantia (como imóveis e veículos) não entram no mutirão.
Como consultar minhas dívidas?
Através do relatório Registrato, disponível no Banco Central, que detalha suas pendências financeiras, incluindo empréstimos, financiamentos e dívidas em seu nome.
Posso negociar várias dívidas?
Sim, é possível negociar diversas dívidas ao mesmo tempo, mas será necessário abrir uma negociação separada com cada instituição. Para quem enfrenta dificuldades financeiras, o Procon pode ajudar na criação de um plano de pagamento acessível.
E se minha dívida não for com o banco?
Além do mutirão bancário, o Feirão Serasa Limpa Nome ocorre simultaneamente, permitindo negociar dívidas não bancárias, como as de varejo, telecomunicações e energia, com descontos especiais.
Como renegociar dívidas no mutirão?
A adesão pode ser feita de duas formas:
- Diretamente com o banco pelos canais digitais da instituição.
- Através do portal Consumidor.gov.br, onde o consumidor escolhe a instituição e segue os passos para negociação. Para usar a plataforma, é necessário ter conta gov.br nível prata ou ouro.
Importante: O mutirão é restrito a dívidas em atraso. Se as parcelas ainda não venceram, entre em contato diretamente com o banco.
Quais bancos estão participando?
A Febraban disponibilizou uma lista de bancos e instituições financeiras que oferecem canais exclusivos para o mutirão. Caso seu banco não esteja na lista, entre em contato pelos canais oficiais da instituição.
Confira a lista:
- ARC4
- Banco do Brasil
- Banco Carrefour
- Banco Alfa
- Banco BMG
- Banco BRB – Banco De Brasília
- Banco BV
- Banco Daycoval
- Banco Digimais
- Banco Fibra
- Banco Inter
- Banco Mercantil
- Banco do Nordeste
- Banco Original e Picpay
- Banco Pan
- Banco Semear
- Banco Triângulo S/A
- Banco Topázio
- Banco Volkswagen
- Banpará
- Banrisul
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Cetelem
- C6 Bank
- Inbursa
- Itaú
- Nbcbank
- Paraná Banco
- Safra
- Santander
- Santander Financiamentos
- Senff
- Sicredi
- Tribanco