Carreiras

Como transformar um dom em dinheiro?

16 fev 2021, 10:00 - atualizado em 12 fev 2021, 15:01
Para se tornar uma pessoa rentável é necessário ter autoconhecimento, revela gestora de carreiras (Imagem: Unsplash/@mathieustern)

Por Madalena Feliciano

Com o hiato mundial em novas oportunidades de empregos e vários desligamentos de trabalhadores das suas empresas em decorrência da pandemia do coronavírus, muitas pessoas, para continuarem a manter o sustento de suas casas, precisaram se reinventar com novos hobbies, aproveitando seus talentos.

Entretanto, achar em algum hobbie a oportunidade de gerar dinheiro, pode ser difícil. Antes de tudo, é necessário entender em que horizonte de oportunidades profissionais você está inserido. Uma pessoa pode, por exemplo, ter saído do emprego e conseguido uma ótima fonte de renda cozinhando, mas, como uma pessoa é diferente da outra, esse ramo pode não ser o ideal para você.

Apesar de ter mais de 7 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo todo, ainda sim, cada uma é única em sua excentricidade. Não só pelas digitais e pelo DNA, o interior de cada pessoa é diferente. Seus gostos, manias, jeitos e talentos. Cada um tem o seu.

Segundo Madalena Feliciano, gestora de carreiras, “Na hora de iniciar um novo hobbie, o primeiro passo a ser tomado é fazer uma análise sobre seus gostos, talentos e dons”.

Para se tornar uma pessoa rentável, desse modo, é necessário ter autoconhecimento. Cada pessoa tem em si uma identidade própria que a distingue dos outros. Nessa identidade está inserida todas as nossas particularidades, bem como os nossos talentos.

“Para escolher um novo rumo de vida que te dê lucro e que ao mesmo tempo te realize, você deve se autoconhecer. O que você faz que gosta tanto que poderia fazer até mesmo de graça? Pelo quê você é reconhecido pelos outros? As respostas dessas perguntas te levarão ao verdadeiro entendimento da sua missão de vida”, explica a coach.

Não adianta você começar a cozinhar, se o seu verdadeiro talento está nas atividades de artesanato. O mundo está repleto de pessoas, e, por isso, se especializar no que você realmente gosta, é muito importante, já que somente você sabe fazer alguma coisa exatamente do seu jeito. Conseguir uma nova fonte de renda e fazer dinheiro com essa fonte, está intrinsecamente ligado aos seus dons.

“Saber onde está o seu talento…”, afirma Madalena, “…é saber onde você deverá investir”. Quem trabalha com o que gosta não gera só dinheiro, mas também felicidade, já que se torna uma pessoa realizada e alinhada ao seu propósito de vida. Para se adequar em uma nova área, não esqueça: Antes de tudo, se conheça. Saber quem você é, é o passo principal para saber para onde você deve ir.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.