CNH

Como vai funcionar o fim da exigência de autoescola para obter a CNH

13 out 2025, 14:13 - atualizado em 13 out 2025, 14:13
CNH - Agência Brasil
Nova CNH mais flexível: candidato pode estudar on-line, contratar instrutor credenciado e seguir para provas com biometria. Foto: Agência Brasil

Com a aprovação da medida pelo presidente Lula que elimina a obrigatoriedade de cursar a autoescola para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Ministério dos Transportes divulgou o novo passo a passo para adquirir a habilitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passo a passo para tirar a CNH

  1. Requisitos básicos
    O candidato deve ter ao menos 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e CPF. Quem optar pelo curso teórico à distância pode confirmar sua identidade digitalmente, via conta gov.br.
  2. Abertura do processo
    O pedido pode ser feito digitalmente pelo site ou aplicativo do Detran estadual, ou presencialmente. O andamento pode ser acompanhado online pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
  3. Estudos teóricos flexíveis
    O curso deixa de ser exclusivo das autoescolas e cai a obrigatoriedade das 45 horas-aula. O candidato pode escolher aprender presencialmente, online ou no modelo híbrido, via curso do Ministério dos Transportes, autoescolas convencionais ou instituições públicas e credenciadas.
  4. Coleta biométrica
    Após o curso, é necessário coletar foto, digitais e assinatura no Detran. A biometria será usada em todas as etapas seguintes, inclusive nas provas, para garantir a autenticidade do candidato.
  5. Exames médicos obrigatórios
    Avaliação psicológica e exame físico seguem obrigatórios, realizados em clínicas credenciadas e agendados junto ao Detran.
  6. Aulas práticas opcionais
    Não haverá mais exigência de 20 horas mínimas de aula prática. O candidato pode contratar um instrutor credenciado ou optar por aulas em autoescolas. O veículo pode ser do instrutor ou do próprio candidato.
  7. Exame teórico
    Prova obrigatória, agendada no Detran, presencial ou online conforme a estrutura local. A aprovação exige 70% de acertos, com possibilidade de refazer o exame.
  8. Prova prática
    Avalia a capacidade do candidato em dirigir com segurança. O candidato inicia com 100 pontos e precisa atingir pelo menos 90 para ser aprovado. Reprovações podem ser refeitas.
  9. Permissão para Dirigir (PPD) e CNH definitiva
    Aprovados recebem a PPD válida por um ano. Sem infrações graves durante esse período, a CNH definitiva é emitida automaticamente.
  10. Custos e taxas
    Taxas são definidas pelos Detrans estaduais. Com a liberdade de escolha nas etapas teórica e prática, a expectativa é a redução dos custos em até 80%.

SAIBA MAIS: Quer investir com segurança e rentabilidade? Com o simulador do Money Times, você recebe sugestões personalizadas com base no seu perfil; é gratuito

Como funciona o fim da exigência de autoescola

A medida visa ampliar o acesso à CNH e reduzir custos que hoje podem passar dos R$ 3,2 mil, mantendo as provas teóricas e práticas inalteradas. Candidatos podem optar por instrutores autônomos credenciados, que passarão por avaliação e cadastro federal.

O foco está na flexibilidade: o aluno escolhe com quem e como fará as aulas, respeitando as exigências do Código de Trânsito Brasileiro.

Consulta pública aberta

A proposta está em consulta pública até 2 de novembro de 2025. Para participar, basta se cadastrar no Participa + Brasil, acessar a consulta, clicar para comentar e enviar sua contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
otavio.rodrigues@seudinheiro.com
Linkedin
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar