Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Comprar Bradespar é uma boa alternativa para ter Vale?

17/06/2021 - 16:28
Vale
Diante da disparada da gigante nos últimos meses, fica a pergunta: compensa “cortar caminho” e comprar os papéis da holding? (Imagem: Vale/Divulgação)

A Bradespar (BRAP4), empresa que se desmembrou do Bradesco (BBDC4) em 2001, tem como principal investimento as ações da Vale (VALE3).

Atualmente, a companhia possui 5,56% da mineradora, com 293 milhões de papéis.

Diante da disparada da gigante das commodities nos últimos meses, fica a pergunta: compensa “cortar caminho” e comprar os papéis da holding ao invés da Vale?

A resposta do BTG é não. Para o banco, a Bradespar está se aproximando de um dos momentos mais críticos de seus 20 anos de história.

A corretora traça três cenários para o futuro da empresa:

1º – Permanece como está, como uma holding previsível, com um ativo único (no caso, a Vale), baixa alavancagem e baixíssimas despesas administrativas, de vendas e gerais (SG&A);

2º – É dissolvida e deixa de existir;

3º – Entra em uma nova onda de investimentos, diversificando a carteira de investimentos e potencialmente re-alavancando seu balanço;

Para o BTG, uma definição final ainda pode demorar alguns meses ou até anos para acontecer.

“Permanecer como está parece mais provável, em nossa opinião, então não vemos nenhum catalisador para desencadear uma reclassificação, reiterando, assim, nossa preferência na Vale pela exposição ao minério de ferro“, conclui.

Minério de Ferro
Para os dividendos, a corretora prevê rendimento de 15%, com o caixa da empresa turbinado pela boom das commodities (Imagem: Pixabay/13986108 )

Vale é vale

Por outro lado, os analistas Leonardo Correa e Caio Greiner afirmam que a Vale está no caminho para atingir suas projeções de 315 megatoneladas (MT) de minério de ferro em 2021.

Para os dividendos, a corretora prevê rendimento de 15%, com o caixa da empresa turbinado pelo boom das commodities.

No ESG (dados ambientais, sociais e de governança corporativa), a administração continua trabalhando para preencher a lacuna, mas este processo ainda pode demorar algum tempo, lembra.

“Mesmo assumindo uma correção de 40% para os preços do ferro em 2022 (US$ 130 por tonelada), a Vale ainda estaria negociando a 3 vezes o EV/EBITDA (valor da empresa) em 2022, que consideramos excessivamente descontados”, dizem.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 17/06/2021 - 16:41

Pela Web